Por que comprar listas de e-mails é uma
grande furada
A
compra de listas de emails está entre as formas supostamente menos trabalhosas
de começar no marketing digital e, talvez por isso, continue sendo feito mesmo
que muita gente já saiba que não é uma prática recomendada.
“Se
todo mundo faz, eu também posso” ou “tem tanta gente na lista que vale a pena,
não é possível que alguns não se interessem pelo meu negócio” estão entre as
principais justificativas para a prática.
As
pessoas não conhecem e não demonstraram interesse em sua empresa e seus
produtos
Essas
pessoas não fazem ideia de como sua empresa conseguiu o e-mail delas. Isso causa
uma impressão muito ruim no recebimento.
Antigamente
o envio acabava tendo menos impacto negativo por três motivos.
O primeiro é que
não tínhamos que lidar com tantas informações (emails, mensagens, posts em
mídias sociais) como temos hoje e, nesse sentido, qualquer mensagem não
autorizada a mais é um incômodo, uma interrupção mal vista. Isso, por si só, já
faz com que os resultados sejam decepcionantes.
O
segundo motivo é que vimos a explosão das mídias sociais, que deram voz e poder
ao consumidor. Hoje a empresa fica mal vista não só por quem recebeu o SPAM
como também por todos os amigos dessa pessoa caso ela use seu perfil para
reclamar.
O
terceiro é que os serviços de email estão ficando mais inteligentes.
Há uma boa
chance de muitos usuários marcarem sua mensagem como SPAM e, ao fazer isso, a
reputação da empresa fica prejudicada.
Dessa forma, os próximos envios de e-mail
marketing têm grandes chances de cair direto na caixa de SPAM, e mesmo as
pessoas que gostariam de receber algo da sua empresa não verão o seu e-mail.
É
impressionante como até diversas marcas grandes não percebem esse efeito
colateral.
As
listas geralmente possuem qualidade muito ruim
Os
emails que estão em uma lista comprada geralmente são os piores possíveis.
Pessoas que têm seu endereço nessas listas muito provavelmente recebem emails
de diversas outras empresas que também compraram endereços.
Nesses casos, é bem
maior a chance de seu e-mail se perder entre os outros ou mesmo ser marcado como
SPAM, como já indicamos.
Além
disso, geralmente essas listas têm muitos emails que não existem ou que foram desativados.
Ao incluir esses emails na lista e fazer o envio, os serviços de disparo
disponíveis no mercado já identificam o “erro” e interpretam como um sinal
claro que a lista não é atual ou que foi construída com qualidade.
Resultado:
sua empresa vai para grupos com o rótulo de baixa reputação, e para os próximos
disparos o serviço usará uma infraestrutura que já está “queimada”.
Por
fim, geralmente a qualidade é ruim em termos de público alvo também.
Para
“engordar” a lista e tentar fazer ela valer mais, são incluídos todo tipo de
e-mail e acabam entrando perfis que não possuem qualquer relação com o negócio
da sua empresa.
Nenhum
serviço de e-mail marketing com reputação confiável vai autorizar o envio
Já
falamos como funcionam os filtros anti-spam dos serviços de email.
Em
função dos dois tópicos que apresentamos anteriormente, as listas compradas
apresentam taxas de marcação de SPAM e de erros de entrega muito altas, o que
prejudica a reputação do servidor de envio.
Sabendo
disso, esse tipo de serviço sempre proíbe a importação de listas compradas,
procurando garantir sua reputação e qualidade na entregabilidade.
Portanto, de
duas uma: ou o serviço não vai autorizar o envio, ou então autoriza tudo, mas
em função de permitir essa prática seus servidores já devem ter uma reputação
ruim com os provedores de e-mail, e portanto, terão uma entregabilidade baixa.
Obs:
Há quem acredite que possa enganar as ferramentas, dizendo que a lista é
própria e não comprada. Os melhores serviços de e-mail marketing têm mecanismos
para identificar isso: o envio de e-mail é feito aos poucos, em lotes pequenos,
e com resultados ruins a campanha é interrompida.
Drible
a compra de listas, crie uma própria da sua empresa.
Embora
seja mais trabalhoso, vale muito a pena investir na criação de uma lista
própria. Crie algumas iscas para captar emails de pessoas interessadas e colha
vários benefícios:
Lista extremamente qualificada
Todas
as pessoas estão na lista porque conhecem a sua empresa e deram a autorização.
Os resultados de abertura e cliques tendem a ser consideravelmente melhores
nesse tipo de caso.
Barreira competitiva
Essa
lista qualificada é um ativo de marketing que funciona como barreira para os
novos competidores. Eles podem tentar copiar o produto ou os serviços, mas vão
demorar muito para ter uma lista (e portanto, um relacionamento com tantos
potenciais clientes) quanto a sua empresa.
Independência e economia
Sua
empresa consegue mais consistência e não precisará depender da compra de listas
para obter resultados em e-mail marketing.
A independência já é boa por si só, mas fica ainda melhor quando
lembramos que é gratuita.
Obs.
Em um post futuro daremos orientações de como “esquentar” uma lista que foi
construída de forma ética pela própria empresa mas que contém emails que estão
inativos há muito tempo.
Fonte:
André Siqueira
>http://resultadosdigitais.com.br/blog/por-que-comprar-listas-de-emails-e-um-grande-furada/<