Brainstorming: Eureka Parte 2
Definição do problema
-"Como podemos reduzir o nosso tempo de entrega do
serviço ou produto?"
-"Os nossos concorrentes estão fornecendo o que os
nossos clientes necessitam?"
-"Que slogan podemos
usar para diferenciar nossos serviços dos concorrentes?"
Dica: se um problema
é muito complexo, ele pode ser dividido em partes menores, cada uma com o
conjunto de perguntas próprias.
O Aquecimento- warm up no
Brainstorm
Você pode começar o warm
up com um problema simples como, por exemplo:
- onde devemos levar um convidado de fora da nossa cidade?;
- o que devemos comprar para para presentear no dia da mãe?;
Ou com uma outra pergunta que todo mundo pode abrir um bate-papo,
que quebre o gelo.
Dica: com os
grupos, o moderador poderá também usar jogos de palavras ou jogos de "opostos",
onde os participantes observam uma lista de palavras e discutem uma ideia
oposta.
Usando listas
Os participantes escrevem suas ideias em um post-it (aquelas
folhinhas adesivas amarelas) ou em uma lista.
Em seguida, o moderador recolhe as ideias ou faz uma lista principal
com a soma de todas as ideias observadas.
Depois, as pessoas são convidadas a desenvolver uma
tempestade de ideias e pensamentos acerca de todas as ideias apresentadas na
sessão.
Dica: às vezes, (os
post-it ou) as listas individuais
são passadas para os membros do grupo para 'reconstruir-se' em cima das mesmas
outras ideias.
Nelas são necessários mais detalhamentos , como a cor,
características ou tamanho, etc... em se tratando de produtos.
Mais uma dica: também o grupo pode ser dividido em subgrupos
para se concentrar em detalhes.
Assim, cada grupo traz as suas ideias para um grupo
principal para uma discussão mais aprofundada e "refinamento" dos
pensamentos.
O voto final
Ao final da sessão os participantes têm uma oportunidade de
avaliar individualmente as ideias na lista através de um embaralhamento de
listas entre si, quando fazem a votação das ideias principais acerca do
problema estudado (e não divulgado pelo moderador)
Em suma, os votos são registrados, ajudando a priorizar e
destilar as ideias.
Leia as frases que matam um processo de Brainstorm...
Aqui estão algumas sentenças que desencorajam o fluxo de ideia
e devem ser evitadas:
- Uma ótima ideia, mas...
- Contra a política da empresa.
- Tudo bem, em teoria...
- Seja prático...
- Custa muito caro...
- Não iniciei nada ainda.
- Isto precisa de
mais estudo
- Não está orçado.
- Não é bom o suficiente (...)
Reflexão
Algumas vezes, a idéia Eureka (apresentada no post anterior) não sai da sessão de
brainstorming.
Não se preocupe, pois geralmente isto ocorre. Não se
preocupe.
O seu trabalho real deverá chegar a uma ideia original ou
"mais avançada, ora aceitável" quando se está na fase de reflexão após
a sessão.
Logo, pense na sessão de brainstorming como uma forma de
abrir a mente para novas maneiras de pensar depois do fim do encontro com os
grupos ou grupo.
As ideias, por vezes, não aparecem de imediato e dê um tempo
para tomar uma chuveirada e relaxar...
Dica: Um dia ou
dois depois de uma sessão, enquanto você está correndo, caminhando, tomando café
ou em outro 'período de reflexão', as ideias começarão a tomar forma na sua
cabeça.
Lembre-se que os participantes precisaram ter o tempo para
percorrer as listas e considerar outras opções. O tempo faz maravilhas. Acredite.
Dica final: você
pode voltar para mais uma sessão com os grupos ou grupo para discutir alguma
ideias deixadas para atrás e com uma maior discussão sobre as limitações e
aplicações.
Dan Droz é presidente e CEO da Droz
& Associates: Marketing, Branding, design, Relações Públicas, Publicidade,
Web Design, Marketing Interativo para Pittsburgh e regiões circunvizinhas.