domingo, 12 de maio de 2013

Brainstorming: Eureka Parte 2


Brainstorming: Eureka Parte 2

Definição do problema

 O estudo da técnica de Brainstorming começa com um problema, definido na forma de perguntas como: 

-"Como podemos reduzir o nosso tempo de entrega do serviço ou produto?"

-"Os nossos concorrentes estão fornecendo o que os nossos clientes necessitam?"

-"Que slogan podemos usar para diferenciar nossos serviços dos concorrentes?"

Dica: se um problema é muito complexo, ele pode ser dividido em partes menores, cada uma com o conjunto de perguntas próprias.

O Aquecimento- warm up no Brainstorm

 O objetivo de um warm up é deixar as pessoas em grupo à vontade em um ambiente livre de críticas pelo moderador.

Você pode começar o warm up com um problema simples como, por exemplo:
- onde devemos levar um convidado de fora da nossa cidade?;
- o que devemos comprar para para presentear no dia da mãe?;

Ou com uma outra pergunta que todo mundo pode abrir um bate-papo, que quebre o gelo.

Dica: com os grupos, o moderador poderá também usar jogos de palavras ou jogos de "opostos", onde os participantes observam uma lista de palavras e discutem uma ideia oposta.

Usando listas

Os participantes escrevem suas ideias em um post-it (aquelas folhinhas adesivas amarelas) ou em uma lista.

Em seguida, o moderador recolhe as ideias ou faz uma lista principal com a soma de todas as ideias observadas.

Depois, as pessoas são convidadas a desenvolver uma tempestade de ideias e pensamentos acerca de todas as ideias apresentadas na sessão.

Dica: às vezes, (os post-it ou) as listas individuais são passadas para os membros do grupo para 'reconstruir-se' em cima das mesmas outras ideias. 
Nelas são necessários mais detalhamentos , como a cor, características ou tamanho, etc... em se tratando de produtos.

Mais uma dica: também o grupo pode ser dividido em subgrupos para se concentrar em detalhes.
Assim, cada grupo traz as suas ideias para um grupo principal para uma discussão mais aprofundada e "refinamento" dos pensamentos.

O voto final

Ao final da sessão os participantes têm uma oportunidade de avaliar individualmente as ideias na lista através de um embaralhamento de listas entre si, quando fazem a votação das ideias principais acerca do problema estudado (e não divulgado pelo moderador)

Em suma, os votos são registrados, ajudando a priorizar e destilar as ideias.

Leia as frases que matam um processo de Brainstorm...

Aqui estão algumas sentenças que desencorajam o fluxo de ideia e devem ser evitadas:

- Uma ótima ideia, mas...
- Contra a política da empresa.
- Tudo bem, em teoria...
- Seja prático...
- Custa muito caro...
- Não iniciei nada ainda.
- Isto  precisa de mais estudo
- Não está orçado.
- Não é bom o suficiente (...)

Reflexão

Algumas vezes, a idéia Eureka (apresentada no post anterior) não sai da sessão de brainstorming.

Não se preocupe, pois geralmente isto ocorre. Não se preocupe.

O seu trabalho real deverá chegar a uma ideia original ou "mais avançada, ora aceitável" quando se está na fase de reflexão após a sessão.

Logo, pense na sessão de brainstorming como uma forma de abrir a mente para novas maneiras de pensar depois do fim do encontro com os grupos ou grupo.

As ideias, por vezes, não aparecem de imediato e dê um tempo para tomar uma chuveirada e relaxar...

Dica: Um dia ou dois depois de uma sessão, enquanto você está correndo, caminhando, tomando café ou em outro 'período de reflexão', as ideias começarão a tomar forma na sua cabeça.

Lembre-se que os participantes precisaram ter o tempo para percorrer as listas e considerar outras opções. O tempo faz maravilhas. Acredite.

Dica final: você pode voltar para mais uma sessão com os grupos ou grupo para discutir alguma ideias deixadas para atrás e com uma maior discussão sobre as limitações e aplicações.

Dan Droz é presidente e CEO da Droz & Associates: Marketing, Branding, design, Relações Públicas, Publicidade, Web Design, Marketing Interativo para Pittsburgh e regiões circunvizinhas.