domingo, 5 de maio de 2013

Encontrei! Eureka ! Brainstorm…


Encontrei! Eureka ! Brainstorm…

Muita gente sabe ou já ouvi falar sobre a técnica da tempestade de ideias: Brainstorming.  
Leia o que diz a equipe do Dr. Oz, vencedora de 7 prêmios da AMA – American Marketing Association como melhores profissionais de marketing nos Estados Unidos.

A
lgumas vezes você necessita de uma solução para um problema ou ideia para um novo produto ou campanha publicitária que alguém não tenha dito: Eureka!



Todos buscam uma ideia única para gritar: Eureka, como fez Arquimedes quando pronunciou esta palavra, mágica, após descobrir que o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de água movida quando o corpo é submergido na água.

O Brainstorming é uma técnica de elaboração de novas ideias com a associação a conceitos que não foram consideradas "diretamente" com o propósito de colocar conjuntamente novas formas de pensar que emergem, onde o verdadeiro trabalho está no subconsciente das pessoas.  

A utilização de pesquisas não vai levá-lo para um Eureka, já que tudo o que você vai encontrar já terá sido feito antes.

Mas, uma combinação de debate e reflexão pode ajudar com o uso da técnica de Brainstorm.

As bases do Brainstorming

A resolução criativa de problemas envolve colocar as coisas em conjunto de uma forma que não tenham sido vistas antes

Hoje as pessoas usam técnicas de métodos de brainstorming, que estão aí... Desde os tempos de Neanderthal...

Os métodos formais de Brainstorm foram desenvolvidos pelo fundador da agência de propaganda BBDO, Alex Osborn, em 1940 para o desenvolvimento conceitos de propaganda.

Ele é um processo de pensamento lateral que gera ideias que podem parecer à primeira vista serem impraticáveis ou fora de questão. Destina-se a permitir a livre condução do pensamente em estágios iniciais, e deixa a avaliação para os últimos estágios.

As Regras da técnica de Brainstorming

As regras básicas do brainstorming são: a quantidade acima da qualidade para gerar quantas  ideias possíveis.

Mesmo que isto possa parecer contraproducente, você pode, eventualmente, chegar a "qualidade", pelo fato de que quanto mais ideias você tem, maior a é chance de que uma delas será melhor do que todas apresentadas.  

Logo é preciso, primeiramente, criar um fluxo de ideias. A avaliações das mesmas veem depois.

A aceitação invés das críticas.

Nenhuma ideia é ruim.

Ao invés de criticar uma ideia, o responsável pelo brainstorm: o brainstormer (o moderador), é um construtor de ideias, que as fomentam com a finalidade de gerar mais e melhores.

Isto significa que a lógica pode ter um lugar garantido em uma viagem da técnica de brainstorm, associando muitas vezes o que não é lógico com a possibilidade de avaliação.

O radical sobre regular.

Nenhuma ideia é muito estranha.

Na verdade, elas nos incentivam ao alcance de atingir a meta n º 1 (pela sua quantidade).

Frequentemente é preciso algumas rodadas no brainstorm para se associar padrões ou relações entre ideias diferentes que surgem.

Alguma forma de adequação pode existir dentro mesmo de uma ideia conhecida como a mais esquisita.

Uso de imagens e palavras.

O moderador desenha diagramas e imagens para fazer seu esquema. Não se trata apenas de palavras.

Pense no brainstorm  como uma brincadeira organizada.

Com os produtos, por exemplo, você pode usar materiais simples, como argila, madeira ou papel para "representar" um determinado produto, "obtendo tangibilidade" que pode ajudar a visualizar um conceito muito melhor do que com apenas através de palavras.

Brinque sobre a pressão. Relaxe.

O mais divertido e espontâneo que você for melhor, você será na condição de moderador. Já que você não tem que tomar qualquer decisão durante o período de um debate, de maneira  fria. Note que há um começo, não um fim nesta técnica.

Acerca do método de Brainstorming

Apesar do brainstorm poder ser feito individualmente, com um ou outro mapeamento mental ou listagem simples, a melhor maneira de gerar uma grande quantidade e variedade de ideias é através da formação de um grupo de participantes.

Logo, a responsabilidade de um moderador é definir o problema a ser discutido, manter a discussão e como auxílio de uma pessoa que escreva (isoladamente os discursos) anotar tudo e documentar as ideias.

Na semana que vem leia a continuação.

Tradução livre de Sérgio Duarte.
Fonte: http://drozmarketing.blogspot.com.br/2011/06/brainstorming-getting-to-eureka-part-1.html