Sete dicas de entrega a
serem usadas no Twitter por profissionais de Marketing
Seven Takeaways
for Marketers Using Twitter
Por Ernan Roman com tradução livre de
Sérgio Duarte
Ernan Roman é reconhecido por seu trabalho sobre
o estudo da inovação nas experiências dos consumidores e foi levado ao Hall da
Fama de Marketing devido a criação de três metodologias transformacionais: Voice
of Customer Relationship Research, Integrated Direct Marketing, and Opt-in
Marketing. Aqui estão as sete dicas do autor sobre como utilizar o Twitter.
Leia e reflita
Primeira
Conhecer seu público-alvo proporciona
uma compreensão fundamental de como ele vai reagir a sua forma de abordagem a
um determina assunto.
A pesquisa da Voz do Consumidor (Voice
of Customer) por uma empresa nos lembra em
ter a atenção voltada para o foco na experiência do cliente em todos os canais
de comunicação.
Avalie isto com algumas das muitas
ferramentas de mídia sociais (de monitoramento) para manter se conhecedor do que
o seu público-alvo está falando.
Segunda
Torne-se um fornecedor de notícias
em seu mercado.
Anuncie tópicos de interesse
jornalístico no Twitter como uma forma de tendência antes de todos no seu
segmento de negócio.
Terceira
Empresas como aceleradoras em
mídias sociais e de conteúdo como a ConvinceandConvert.com (que trabalha
com as principais empresas americanas e agências de comunicação para tomar as
suas mídias sociais e marketing de conteúdo otimizado) explica:
"É por isso que é tão importante
para a sua equipe em mídia sociais, que nas linhas de frente hajam pessoas, que
não apenas tenham paixão extraordinária por sua empresa, mas que também utilizem
a experiência e julgamento para minimizar o atraso de resposta a um cliente".
(note que é fundamental saber procurar,
quando é necessário contratar de um gerente de mídia social).
Quarta
Um evento de mídia e sua empresa não devem estar ter
relação para seu público-alvo. Embora, você deva adicionar valor para uma conversa
com seu cliente. Esse valor deve dar um entrelaço da sua marca com o consumidor.
Quinta
Mensagens comunicativas com a
intenção de interagir.
(Não se trata sobre a venda).
Richard Robins aconselha: "Os
clientes querem ser acolhidos, e não alvejados” (com a exceção de alguma
"paixão" por marcas, cujos clientes esperam por quaisquer novidades nos
produtos, os clientes não se importam em grande parte sobre os nossos produtos....
logo se houve importância, as empresas não teriam que pagar R $ 4 milhões em
anúncios para chegar até nós: consumidores.) "
Sexta
Aprenda com os erros importantes
cometidos durante o seu passado (como no ano passado...).
Fique em dia com os acontecimentos
e entenda porque um determinado assunto é uma tendência, já que a principal coisa
que você quer é ganhar a atenção em uma rede social.
Sétima
Não espere que todas as ações em
Tempo Real (real time) deem certo. Assim como nas disciplinas de marketing, não
esqueça que tudo é para ser testado e medido.