Rádio continua sendo um dos veículos de mídiamais usados no mundo
A KPMG International realizou uma pesquisa, intitulada
Debate Digital 2013 – Emergência do consumidor digital multitarefas, onde
constatou que os consumidores estão utilizando seu tempo e seus recursos
financeiros com meios de comunicação em todos os formatos e também serviu para
traçar um raio-x do consumo de mídias on-line e off-line.
O levantamento
apontou que o brasileiro passa mais tempo ouvindo rádio do que assistindo
televisão e que as mídias tradicionais ainda estão na preferência da maioria
dos pesquisados.
Tendo como um de seus recortes os dados sobre o Brasil, a
pesquisa ainda abrange outros oito países, e mostrou uma curiosidade.
O
brasileiro foi quem teve o maior gasto com mídia tradicional, registrando uma
média de US$ 15 por mês (contra US$ 12 da média de EUA e Canadá), e se
destacando principalmente na compra de livros e videogames (mídias físicas).
Quando o assunto é gasto com mídia digital, o Brasil ficou em segundo lugar,
atrás da China, e com um valor muito inferior ao utilizado nos meios
tradicionais, de US$ 6 ao mês.
A pesquisa apontou ainda oito itens mais utilizados em mídia
tradicional.
Nos nove países pesquisados, a TV ainda é o meio mais popular,
seguido pelo rádio e, em terceiro lugar, impressos como jornais e revistas.
O
Brasil apareceu como o país em que a população gasta menos tempo assistindo
televisão e o que mais ouve rádio. Com relação às mídias on-line, todos os
países mantiveram quase a mesma média de tempo gasto, com destaque para o
Brasil que lidera o acesso a redes sociais e notícias.
"As mudanças do mundo digital tiveram um impacto enorme
sobre como nós costumamos consumir publicações, músicas e jornais. Mas ainda
estamos no início do processo de transição para a disponibilidade digital a
qualquer hora e em qualquer lugar em todos os setores da mídia", afirma
Manuel Fernandes, líder do segmento de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da
KPMG no Brasil.
A experiência da "segunda tela" tem permitido que
as pessoas interajam com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, muitas vezes
assistindo TV enquanto realizam outras tarefas, como navegar na internet em um
tablet ou smartphone.
A pesquisa ainda levantou dados para traçar o perfil
desse usuário no Brasil. A atividade mais realizada pelos brasileiros foi ver
TV e acessar a internet por motivos que excetuam navegar nas redes sociais, por
meio de um PC ou laptop, com 57% dos apontamentos; em seguida vem ouvir rádio e
acessar à internet por outros motivos que não interagir com redes sociais, a
partir de um PC ou laptop, com 39%; e, em terceiro lugar, 37% assistem tevê ao
acessar um site de rede social.
Esta informação foi divulgada pelo prof. Carlos Massaro ao Grupo de
Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação - Intercom.