O Dial infinito - 2013: Navegando em Plataformas Digitais
The Infinite Dial 2013:
Navigating Digital Platforms
Por Tom Webster com tradução livre de Sérgio Duarte
“Há
uma constante presença de dispositivos os quais os consumidores podem ouvir
rádio em qualquer lugar", segundo Bill Rose, vice-presidente sênior de
Marketing da Arbitron.
"Com
os smartphones, a maioria dos
americanos agora têm computadores poderosos em seus bolsos, os quais irremediavelmente
modificaram não somente o comportamento de escuta do meio fora de casa, mas o comportamento
de compra também", acrescentou Tom Webster, vice-presidente de estratégia
e marketing, Pesquisa de Edison.
A
Arbitron é o instituto de pesquisa de maior prestígio nos Estados Unidos,
fazendo pesquisa trimestrais para rádio e TV, principalmente, Tem em sua
dimensão a mesma credibilidade do IBOPE no Brasil. A diferença para este
instituto é que no caso brasileiro, as pesquisas são feitas todos os meses com
resultados finais de audiência com base na média aritmética entre o mês
pesquisado e os dois meses anteriores. Nos Estados Unidos, as pesquisas apresentam
os resultados com base em sazonalidade (do tipo: primavera, verão, outono e
inverno) em suas rodadas de averiguação dos mercados. Leia, sobre este fenômeno
da convergência e adaptabilidade do meio Rádio as novas tecnologias.
Um em cada três norte-americanos com idade entre 12 ou mais,
hoje escuta todas as formas de rádio online semanalmente de acordo com a nova
pesquisa nacional da Arbitron Inc. (NYSE: ARB) e a Pesquisa Edison - O Infinito
Dial 2013: Navegando em Plataformas Digitais.
A audiência semanal de rádio on-line chega a uma estimativa
de 86 milhões de ouvintes nos Estados Unidos afirma o novo estudo, que revela
também que mais de metade dos norte-americanos possui, nos dias atuais, um
aparelho do tipo: Smartphone.
A pesquisa, divulgada em 2 de abril de 2013, é o 21 º estudo
em uma série começaram em 1998. Entre as descobertas do estudo destacam-se:
• 53% de todos os norte-americanos com
idade de 12 anos ou superior (cerca de
139 milhões de pessoas) possuem um smartphone
e 75 % de americanos com idade entre 18 e 34 possuem também
este dispositivo;
• Semanalmente os ouvintes de rádio online, segundo a
pesquisa, escutam uma média de 11 horas 56 minutos por semana, acima das duas
horas em relação aos níveis de escuta do ano passado (9 horas e 46 minutos em
2012), e quase o dobro do que a relatada em 2008 (6 horas 13 minutos ).
Durante o mesmo espaço de tempo, serviço Arbitron da RADAR
indica que o meio rádio AM / FM aumentou para 243 milhões de ouvintes semanais,
e tempo gasto ouvindo as frequências continua
cerca de duas horas por dia
• Mais de um em cada quatro americanos (27 %) acessa as redes
sociais várias vezes por dia, em uma estimativa de 71 milhões de pessoas;
• Rádio AM / FM está "quase todas as vezes" ou
"na maioria das vezes" nas audições em carro, sendo a opção de quase
seis em cada dez adultos maiores de 18 anos;
Nos aparelhos automotivos nos automóveis, as emissoras AM /
FM (são 58 % da preferência) superando o uso CD players (15 %), players
portáteis digitais do tipo MP3 (11 %) e do rádio por satélite (10 %)- comum na
América do Norte;
• (49 %) Das rádios AM / FM oferecem aos consumidores muito
mais do que outros meios de comunicação. Elas estão presente no período de meia
hora que antecede a chegada a shopping centers dos consumidores; e as
emissoras neste opção estão mais do que o dobro do número atingido pelo meio
mais próximo meio: a publicidade em outdoors (com 21 %);
• 29% das pessoas possui um tablet, em comparação com 17 % de propriedade em 2012: um resultado
superior aos 70 % do ano passado,
• Aproximadamente, quase a metade dos americanos (45 %) dizem
que é importante conhecer e se manter atualizado com as novas músicas, sendo as
emissoras de rádio AM / FM a principal fonte para a descoberta de lançamento
musicais para 78 % dos entrevistados;
Leia e baixe na íntegra a pesquisa em http://www.slideshare.net/sergioduarte1