Em oito anos, audiência absoluta
do rádio FM cresceu 14%
Este fenômeno nos ajuda na estratégia de programação na montagem de grades e seleção do que será veiculado.
Por exemplo, quando há uma retenção de 264 minutos, podemos constatar que são mais de 4 horas a serem exploradas sem repetição de conteúdo (musical ou de linhas editoriais).
Para que o leitor entenda a relevância deste dado estatístico. Segue a minha explicação, já que atuei como (discotecário) programador e gerentes de alguma emissoras:
Se a sua emissora é de programação musical, geralmente em uma hora são veiculadas 12 músicas (com média de 4 min e 10 s, cada) com a inserção de 3 a 4 intervalos comerciais (com média de 3 minutos,cada).
Com base nos números do parágrafo anterior, note que serão necessárias 50 (cinquenta) músicas a serem escolhidas em seu Play-list, para que o ouvinte ouça as melhores músicas em sua grade de programação sem a sensação de repetição.
Como geralmente as emissoras veiculam músicas antigas (flash-back) e tocam músicas novas (lançamentos) os programadores selecionam 40 músicas, formando-se o famoso: Top 40.
As emissoras Top 40 são aquelas que tocam músicas populares em seus mercados (nos Estados Unidos e Brasil).
Percebendo a medida que alguns ouvintes desfazem a sintonia em 264 minutos e, possivelmente outros sintonizam antes dos referidos minutos, interpoladamente. Este formato de rádio é clássico.
Em suma, a seleção musical ou editorial é fundamental para o sucesso da emissora que usa a lógica da retenção de audiência-
Leia agora a matéria divulgada pelo IBOPE em 25/05/2013
Tempo médio de exposição às frequências AM e FM também aumentou, atingindo 264 minutos
ISTOCKPHOTO
Em relação ao alcance, a rádio FM se manteve estável entre 2013 e 2006
Há quem goste de escutar pela manhã, outros a caminho do trabalho e tem aqueles que o tomam como companhia para o dia todo. O tempo passa e o rádio permanece um meio bastante ouvido pela população brasileira. Dados do IBOPE Media apontam que a audiência absoluta do Rádio FM cresceu 14% nos últimos oito anos.
O tempo médio gasto pelo ouvinte no consumo do meio nas frequências AM e FM também aumentou. De 254 minutos dispendidos em 2006, os ouvintes passaram a gastar 264 minutos em 2013, número que representa um crescimento de 4%.
Quando considerado exclusivamente o consumo de rádio AM, o aumento no tempo médio de audição é de 20%, com 202 minutos dispendidos em 2006 e 244 minutos em 2013. Na comparação entre os períodos, o tempo gasto exclusivamente com audição de rádio FM cresceu 8%, com 234 e 253 minutos, respectivamente.
Em relação ao alcance, a rádio FM se manteve estável entre 2013 e 2006 (87,55% e 87,57% respectivamente).
Sobre a pesquisa:
Easymedia – Abrangência: nove mercados - Distrito Federal, Grande Belo Horizonte, Grande Curitiba, Grande Fortaleza, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Rio de Janeiro, Grande Salvador, Grande São Paulo. Sexo ambos - todos os dias - todos os locais. Períodos de campo: jan a mar/06 - jan a mar/13.
O tempo médio gasto pelo ouvinte no consumo do meio nas frequências AM e FM também aumentou. De 254 minutos dispendidos em 2006, os ouvintes passaram a gastar 264 minutos em 2013, número que representa um crescimento de 4%.
Em relação ao alcance, a rádio FM se manteve estável entre 2013 e 2006 (87,55% e 87,57% respectivamente).
Sobre a pesquisa:
Easymedia – Abrangência: nove mercados - Distrito Federal, Grande Belo Horizonte, Grande Curitiba, Grande Fortaleza, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Rio de Janeiro, Grande Salvador, Grande São Paulo. Sexo ambos - todos os dias - todos os locais. Períodos de campo: jan a mar/06 - jan a mar/13.