domingo, 9 de novembro de 2014

O que é a Voz do Consumidor?

O que é a Voz do Consumidor?

Em um momento que a conectividade faz com que as empresas fiquem 7/24, ou seja, sete dias com 24 horas, interagindo com as pessoas na World Wide Web é importante ouvir a sabedoria disponível pela Voz do cliente ou “Voice of the customer” (VOC). 



VOC é uma terminologia usada na área de  negócios e tecnologia da informação para descrever em profundidade o  processo de captar expectativas, preferências e aversões de um cliente.

De maneira específica, a VOC é uma técnica de pesquisa de mercado que produz um conjunto detalhado do que um grupo de consumidores quer e precisa, organizando-se em uma estrutura hierárquica.

Assim, há prioridade acerca da importância relativa e satisfação com as alternativas atuais de consumo.

Esta técnica consistem de duas etapas: uma pesquisa qualitativa e outra quantitativa.

O VOC pode ser usado no lançamento de um produto, com também no processo ou iniciativa de design (desenho) de um serviço, e tem a finalidade de compreender os desejos e necessidades do cliente,

É um elemento de decisão na definição de um produto ou do desdobramento da análise de qualidade ou de especificações detalhadas de um projeto.

É importante lembrar, que existem outras formas de reunir informações sobre o consumidor como em pesquisas de grupo de foco (focus group), entrevistas individuais, pesquisa contextual, técnicas etnográficas, entre outras.


As métricas da técnica VOC são: 

      -     a credibilidade (com base no histórico de um empresa e produto);

-          a confiabilidade (com a aplicação do ciclo de vida do cliente e os múltiplos canais); a precisão (questionando-se a representatividade da base de clientes, onde se oberva uma margem aceitável de erro e os tamanho de amostra, se são realísticos);

-        a capacidade de ação (levar os clients a se tornar fiéis e a continuar comprando); e a habilidade de prever o futuro (baseado na satisfação dos clientes);


Se você deseja saber mais, acesse http://www.slideshare.net/sergioduarte1 e leia o primeiro capítulo de Ernam Roman.