segunda-feira, 28 de março de 2016


Quem é o líder e a nossa Eleição Presidencial

Os efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa
“dependem das forças sociais que predominam num determinado período”
(LAZARSFELD, 1940, p.330).

Em um trabalho durante a Segunda Guerra Mundial sobre a questão dos efeitos que obtinha a propaganda aliada dirigida às tropas alemãs a quem pretendia convencer a depor as armas, Shils e Janowitz (1948) salientavam que a eficácia dos Mass Media (da mídia de massa) só é suscetível de ser analisada no contexto social em que atua. E isto é o que estamos observando no movimento de governistas e oposicionistas no Brasil na proposta de Impeachment.

A influência da Mídia depende das características do sistema social. E isto ficou claro nas últimas eleições para a presidência do Brasil. Vemos, notadamente, o quê está presente na mente dos agentes públicos e classe letrada brasileira em suas passeatas pelo Brasil

Uma Teoria dos Efeitos Limitados salienta uma relação causal direta entre propaganda de massas e manipulação da audiência para passar a insistir num processo indireto de influência em que as dinâmicas sociais se intersectam com os processos comunicativos, explicado por Mauro Wolf (1999) e isto é que é a estratégia vista nos telejornais, jornais, portais, entre outros.

Um artigo que recomenda é a obra de Lazarfeld, The People's Choice. How the Voter Makes up his Mind in a Presidential Campaign – sobre como as pessoas fazem suas escolhas em eleições para presidência nos Estados Unidos para ajudar a entender o momento político à luz da Propaganda. 

Em seu trabalho, Lazarsfeld investigou as escolhas dos eleitores do papel da posição socioeconômica, da religião, do grupo etário e de outros fatores sociológicos na predisposição das orientações de voto, como também a correlação entre o grau de interesse, de motivação e de participação na campanha eleitoral. 

Hoje, no cenário brasileiro Brasil o estudo é uma reflexão sobre a quem deve-se dar crédito no jogo político brasileiro, já que somos 203 milhões de brasileiros. 

Em suma, os resultados do trabalho de Lazarsfeld, no século passado, promoveram a "descoberta” dos líderes de opinião e o fluxo de comunicação. Hoje, sabemos muito sobre como a informação circula mas...

Quem são os atuais lideres no Brasil? 


Adaptado por Sérgio Duarte do livro
 Teorias da Comunicação de Mauro Wolf