terça-feira, 12 de abril de 2016

Publicidade na Internet tem retorno?

Publicidade na Internet tem retorno?


Começamos com uma provocação esta postagem: - "Será que houve uma segunda bolha digital, a exemplo daquela que estourou em 2000, produzindo estragos desastrosos e jogando sombras sobre a internet como mídia"? A resposta: - certamente, não. 

A maioridade da internet no Brasil alcançou a maioridade, mesmo alguns empresários não tenho percebido isto.

Um dos principais motivos, certamente, é a sua estruturação como mídia organizada e relevante para a veiculação de publicidade.

Como exemplo, vemos as tecnologias digitais que permitem a inserção até de filmes interativos, com qualidade audiovisual igual à da tevê. 

Os sites e portais estabelecem departamentos de mídia organizados. 

As formas de mensuração do retorno da publicidade on-line estão muito mais completas. É possível saber, em tempo real, quanto tempo uma pessoa assistiu a um comercial e até de que forma.

E quando anunciantes do porte do McDonald´s anunciaram, recentemente, que investiriam mais em publicidade na internet do que na tevê é um sinal claro de que as coisas mudaram. Lá no Reino Unido, há tempos que as pessoas gastam mais tempo na World Wide Web do que em frente ao monitor de TV.

Sendo assim, já podemos afirmar que a propaganda na internet funciona e tem alto retorno.

Os links patrocinados

O grande “popularizador” da publicidade digital e da mídia internet são os links patrocinados. 

E é simples, pois o mecanismo de associar informação com publicidade é algo extraordinário e muito simples de ser feito.

Logo, o próprio cliente cria o seu anúncio, define as palavras-chave que exibirão o seu comercial. E só paga pelo clique. 

Os links patrocinados são uma forma didática de apresentação dos recursos da propaganda na internet.

A audiência

O crescimento no Brasil da publicidade na internet faz parte de uma conta simples. Somos milhões de brasileiros (15% da população) com acesso à internet comercial, um público formado em sua maioria pelas classes A e B.

E vemos um grande contra-senso a internet atrair menos de 8% de toda a verba publicitária.

A audiência na internet é multicanal, está em vários lugares. 

Se você duvida ainda, pergunte a quem faz campanha na internet...