segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Como as pessoas estão escutando Rádio?

Como as pessoas estão escutando Rádio?

Nós brasileiros devemos estar ligados nos resultados das pesquisas feitas para emissoras de rádio no exterior e fazer comparações com os resultados no Brasil, e com isso fazer uma análise das tendências e refletir sobre o futuro do Rádio.

Na recente pesquisa na Inglaterra pela empresa RAJAR sobre o mercado em 2017, como o nome de Midas (Measurement of Internet Delivered Audio Services que se traduz para “medida da entrega dos serviços de áudio pela Internet”), podemos  refletir acerca de “o quê” e “quem” está ouvindo o meio Rádio nos dias atuais.

Os insights da pesquisa Midas e da pesquisa IBOPE/Kantar - Brasil

O meio rádio representa 75% de todo o áudio escutado pelos ingleses, com destaque para 50% dos jovens entre 15 e 24 anos. No Brasil, de acordo com o levantamento do IBOPE, 91% dos entrevistados entre 15 e 19 anos declararam ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias.

Na Inglaterra as pessoas entre 25 e 34 anos estão acostumadas em ouvir as emissoras através de programas gravados... isto mesmo: gravados. Eles tem o costume de acessar a dois formatos na web: o “podcast” e o “listen again”.  


Para quem não sabe, os  podcasts são programas específicos gravados com um propósito específico e em alguns casos como episódios (do tipo as séries do Netflix)  e os “Listen Again” (ouvir de novo) são aqueles como por exemplo:  ouvir a narração (gravada) dos gols de um jogo de futebol no site da emissora ou pelo canal do YouTube... Por isso se chamam: Listen Again...

Todavia,  vale ressaltar que no Brasil, segundo a pesquisa Kantar, a internet ainda não é forte no alcance dos ouvintes!

Saiba o porquê.

Segundo o Ibope, em pesquisa de Setembro de 2017: “95% do consumo de rádio foi registrado para emissoras transmitidas em AM ou  FM, independentemente dos devices usados para audição” e “23%  dos ouvintes escutam o meio e usam a internet ao mesmo tempo” , ou seja, a audiência por aparelhos nas casas e nos carros ainda é absoluta (78%). A soma entre  telefones pessoais e computadores é de 22% dos brasileiros.

Em tese, os ingleses estão cada vez mais desfrutando de rádio sob demanda e em novas plataformas.

Aqui o trabalho ainda é incipiente e devemos ficar de olho bem abertos para as novas pesquisas em 2018.