quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Está indo o marketing na Internet na direção errada?

Está indo o marketing na Internet na direção errada?

Adaptado de Tom Davenport em matéria a Harvard Business Review.

 - Os clientes respondem bem às ofertas na Web, as chamadas "Next Best Offers” (NBOs) ? Ou seja, àquelas propagandas que nos perseguem quando estamos navegando ?

Os profissionais de marketing estão finalmente começando a reunir informações sobre o cliente, quando os produtos ou serviços que clientes possam querer ao navegar;  e o contexto de compra são adaptados aos conceito de NBOs (Next Best Oppotunities - Melhores Ofertas próximas).



Eu não questiono as mensagens em sucatas de-mails em minha caixa de entrada, todavia quase chorei de alegria outro dia quando recebi uma oferta de desconto de um dos meus restaurantes favoritos... A experiência foi eficiente.

E eu sabia que era apenas um golpe aleatório de marketing, mas isso me fez pensar no poder de NBOs envolvendo produtos e serviços que eu realmente gostaria ! Naquele momento, aceitei a oferta de desconto do restaurante, e eu supondo que, se NBOs fossem mais bem orientadas, as rodas do comércio girariam muito mais rápido. 

Eu, por exemplo, estaria disposto à sacrificar um pouco da minha privacidade para este tipo de anúncio... No entanto, algumas das incríveis NBO deixam-me intrigado sobre implicações de privacidade

A Microsoft, por exemplo, tem a capacidade incrível de ajustar "ofertas" com o seu motor de busca do Bing tendo como base uma variedade de fatores como a minha localização, idade, gênero, e as atividades on-line (determinadas a partir de cookies e outras fontes).

Na web é difícil navegar sem ser vigiado.

E se você se inscreveu no Microsoft Passport do Windows 10, a empresa tem ainda mais informações sobre você, que permite a segmentação das ofertas ainda de forma mais eficaz.

A capacidade da Microsoft tem no momento que você clicar em uma oferta em sua caixa de entrada leva cerca de 200 milissegundos.

A Microsoft diz que funciona muito bem para levantar taxas de conversão de compra. E eu não acho que há abusos da informação pessoal. Todavia, para reflexão, gostaria de saber sobre o grau que os clientes toleram esse tipo de coisa. 

Um estudo recente de sobre norte-americanos adultos,  sugere que os consumidores estão muito menos entusiasmados com ofertas direcionadas de marketing. O título do relatório diz tudo: "Os americanos rejeitam publicidade personalizada".

- 66% dos entrevistados disseram que não querem websites para mostrar-lhes “anúncios sob medida” para seus interesses.

- 49% disseram que não querem que ofereçam desconto “sob medida” conforme seus interesses.

- E os jovens estão tão pouco muito interessados ​​em ser alvo de mensagens NBOS, assim como  velhos (como eu...). 

Além do mais, quando os consumidores são informados sobre as formas comuns que os comerciantes reúnem os dados que eles usam para anúncios: 86% dizem que não querem esse tipo de publicidade.

Apesar de outros entrevistados em outras pesquisas, não terem sido tão negativos sobre os anúncios direcionados, é do tempo para marketeiros e executivos seniores de levar a sério a questão da privacidade e preferências dos clientes em NBOs.


Tom Davenport é presidente da área de T.I. e Gerência da Babson College.