Li um artigo do jornalista Shaun Assael sob o título: Online on the edge, que quer dizer na linha e na margem, que se dedicou a expressar o desespero de um americano em produzir sua própria estação de rádio do porão da casa dele para o mundo e o sufoco que foi para pagar os direitos autorais.
Os direitos autorais são tão levados a sério, que algumas informações devem ser repassadas as pessoas que tem interesse no assunto.
Atualmente, nos Estados Unidos o crescimento de ouvintes de rádios pela Net tem crescido, são cerca de 55 milhões de ouvintes que estão na Internet radio, comumente no horário de trabalho (das 9 às 5 h).
Para se ter uma Netradio é necessário um espaço comprado em um servidor de um slot para cada computador. O preço do aluguel de um simples slot vai de 50 centavos de dólar a $ 3,75 por computador ao mês. Pense em 100 ouvintes... 1000...5000...
O valor cobrado inclui o pagamento de direito autorais por exibição de cada música, que sai em torno de $0.0008 hoje, com projeção de aumento para $0.0019 em 2010, arrecadados pela SoundExchange, empresa a qual os músicos (editores) estão associados para o recolhimento dos "royalties".