segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Deu no IBOPE: Internet passa o rádio na busca da informação

Deu no IBOPE: Internet passa o rádio e se torna segundo veículo de comunicação utilizado pelos brasileiros

A Internet passou o rádio e se consolidou como o segundo meio mais consultado pelos brasileiros na busca de informação, perdendo apenas para a TV aberta.

Esta é a conclusão da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para balizar sua estratégia de comunicação para 2014.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi realizada em 27 estados do Brasil, com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem de erro de um ponto (a ponderação dos entrevistados foi por sexo, grupos de idade, instrução e atividade).

Cada entrevistado poderia indicar até três meios de comunicação preferidos., numa lista que incluía TV aberta, Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa.

As faixas etárias dos entrevistados e resultados relevantes

a)    Por faixa etária, os dados surpreenderam. Por exemplo, na faixa entre 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um franco predomínio da internet. Já que 25% das pessoas consultadas a internet consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e 0% para jornais impressos e revistas.

b)    Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. Todavia, ela é superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos (apenas 2% dos leitores deste grupo etário privilegiam os jornais).

c)    Embora preponderante em todas as faixas de idade, é significativo o fato de que enquanto 85% do público com mais de 65 anos trata a televisão como primeira opção, já no grupo dos 16 aos 25 anos esse percentual cai para 70%.

Os meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros?

1º. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de segunda e 2% de terceira.
2º. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda e 9% de terceira.
3º. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e 6% de terceira.
4º. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.
5º. Revista impressa, com 1% de segunda opção e 2% de terceira opção.

Como as pessoas buscam informação?

A única mudança relevante é no item rádio, onde 6% das pessoas apresentam o meio como primeira opção de informação e 22% como segunda (é importante destacar que a segunda opção provavelmente se deve aos que usam o rádio como forte fonte de entretenimento).

No caso das revistas, curiosamente o percentual dos que a usam para se informar cai para 0 % (zero percento)...

Renda dos entrevistados?

Para a faixa até um salário mínimo:
- a primeira opção é a TV aberta com 83%;
- a segunda é o rádio com 10%;
- a terceira é a internet, com 5%;
- jornais e revistas impressos tem menos de 1%.

A Internet cresce expressivamente nas faixas de maior renda. Analise:

Renda superior a cinco salários mínimo:
- a TV cai para 65%;  
- a internet sobe para 25%;  
- o rádio cai para 6%;
- jornais impressos com 3%;  
- revista impressa abaixo de 1%.

Sobre o uso dos meios

Na frequência de uso, a internet também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da semana, contra  19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos que lêem revista.

Na média de uso por dia, a Internet é campeã !

A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana.