terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

As três decisões que você precisa tomar posse como chefe

As três decisões você precisa tomar posse como chefe
The Three Decisions You Need to Own

Por  Ram Charan

Os chefes das empresas (CEOs ) enfrentam inúmeras decisões. Os melhores executivos usualmente entendem quais precisam focar e quais podem delegar.

As decisões sobre estratégia e vantagem competitiva são tão importantes quanto objetivos, alocação de recursos e pessoas. Mas as  mais importantes que você precisa tomar posse são:

a) O estabelecimento de metas

Como regra geral, os CEOs não dão à atenção suficiente para a definição dos objetivos de uma empresa, pois o maior erro que eles fazem é olhar no retrovisor para observar o que fizeram no ano passado ou as estratégias da concorrência.

“Os brilhantes decisores olham para frente da pista”.

b) A alocação de recursos

Estas decisões são dimensionadas visto que, em alguns movimentos competitivos são necessários recursos em algumas vezes não proporcionais.

Quando os recursos de uma empresa são alocados de baixo para cima em vez de cima para baixo, eles ficam fora de sintonia com o que a equipe sênior está pretendendo realizar.

Por exemplo, em muitas empresas o investimento total em dinheiro em aquisições, Pesquisa e Desenvolvimento e ativos fixos não retornam o custo de capital, perante o ajuste e intervalo de tempo.

“hoje, o resultado reflete na alocação errada e / ou execução ineficaz, e geralmente alguns acionistas estão encontrando falhas no desempenho do CEO”.

C) Pessoas e Organização

No final do ano de  2010 , o CEO da Genereal Eletric (GE), Eff Immelt decidiu dar aos seus gestores a responsabilidade em todos os países que GE operava, a oportunidade de tratar diretamente com o vice-presidente John Rice, baseado no mercado emergente de Hong Kong,

Isto refletiu a realidade do grande crescimento da GE, proveniente de países em desenvolvimento, onde devem estar os líderes, pois " A GE deve estar no lugar onde o crescimento está” .

“Segundo ele, hoje há uma mudança no centro de gravidadedas grandes empresas”.

Tais decisões podem ser impopulares e quebram uma série de tradições, e podem alterar o futuro de qualquer empresa.

Mas, as decisões como deslocar pessoas são as mais difíceis.

Eu, por exemplo, estudei sobre os erros dos CEOs , e vi que a razão mais comum estava na colocação da pessoa errada em um determinado trabalho e consequentemente: a incompatibilidade.

Notei, que a maioria dos chefes, com o tempo sabe quando alguém não está apto para o trabalho, mas geralmente não faz nada a respeito, pois é difícil admitir um erro.

Em suma, as três áreas citadas acima têm o maior impacto sobre se ou não a sua estratégia será executada com sucesso, logo: não delegue para outros!



Este ensaio é uma adaptação e tradução livre de Sérgio Duarte de uma entrevista a Ram Charan à Harvard Business Review