segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Existe alguma coisa que garante o sucesso de um indivíduo no mundo da música?

Existe alguma coisa que garante o sucesso de um indivíduo no mundo da música?


"Every time the music gets played, somebody gets paid”
Professor John Kellongs

Toda profissão tem os seus princípios orientadores.

Na aplicação da lei o que importa é: "proteger e servir". Por exemplo, na área médica adotou-se o juramento de Hipócrates. Nos esportes da época grega, a proposta bem sucedida é do jogo limpo o “fair play” para não se perder a graça de uma partida...

Sendo uma fusão da arte com o comércio, a indústria da música não sancionou oficialmente princípios orientadores de conduta.

Mas eu proponho os "3 grandes Ps" como um roteiro, que eu acredito que ajudam a nortear sucesso de um indivíduo na indústria fonográfica.

Os 3 grandes P’s

Primeiro: Produto (poderoso)
A canção, gravação de áudio ou vídeo, performance ao vivo, o avanço tecnológico (aplicativos, local, etc.), que tem capacidade de construir e manter o valor de longo prazo e relevância.


Segundo: Perspectiva (apropriada)
Os criadores de música devem desenvolver tanto de uma perspectiva externa e interna do negócio da música.

Externamente, eles devem reconhecer que um dos trabalhos principais de sua gravadora é maximizar o valor da empresa para os proprietários da empresa de registro. Mesmo se o artista é dono da empresa, um dos objetivos da empresa deve ser o de gerar um lucro para que a empresa possa permanecer no negócio e ser um benefício para o artista.

Internamente, um artista deve reconhecer que qualquer sucesso sustentado só pode ser alcançado através do investimento de longo prazo de tempo e dinheiro para construir ativos valiosos (do produto poderoso).

Terceiro: Profissional (com Atitude).
Os participantes nos negócios da música têm que entender que suas relações cotidianas com os outros deve ser conduzida de forma profissional, que respeite todas as pessoas que estão em constante contato.

Se a comunicação é uma correspondência com um presidente de uma grande gravadora, sua recepcionista, ou um tweet para um grupo fãs leais, deve-se refletir acerca do conhecimento adequado do assunto a ser enviado e o tipo de recebedor das mensagens.

Veja alguns exemplos dos três grandes do P

Um exemplo de (Powerful Product) Produto poderoso

Em 1973, na Atlantic Records , o produtor Joel Dorn gravou o vencedor do Grammy, a música número (um hit single): "Killing Me Softly With His Song" com Roberta Flack.

A música é um tema excepcional de autoria de Charles Fox e Norman Gimbel, com uma entrega pessoal de Roberta Flack levando emoção ao vocal, com um coro de fundo adicionado ao som da batida do Black beat que contagiava.

Por todas essas características, "Killing Me Softly With His Song"  foi um produto verdadeiramente poderoso.

Tanto, que em 1995, o registro vocal de Roberta Flack foi retomado pelos single” número um no Reino Unido vendendo mais de um milhão de cópias.


(* no final do post há um link para ouvir as duas versões)

Um exemplo de (Proper Perspective) Perspectiva apropriada

O grupo The Grateful Dead foi a banda em turnê de shows mais bem sucedida na história, devido aos voos criativos de improvisação, composição, e de alta fidelidade sonorização apresentados as legiões de fãs ao vivo.

Recentemente, vários livros foram publicados que falam sobre o respeito e atitude inovadora do The Grateful Dead para o negócio da música no cultivo de sua base de fãs.

Por exemplo, o modelo de negócio de quase todas a bandas, nos 1970, era fazer dinheiro com as vendas de álbuns. De maneira diferente, a The Grateful Dead rejeitou essa ideia, pois seu modelo de negócio primordial foi baseado em ganhar,apenas, dinheiro com os shows.

Devido a essa mudança, houve uma quebra de paradigmas.

Por exemplo, cada concerto foi como uma noite única, logo para os fãs houve um forte incentivo para vê-los por várias noites seguidas, o que os levou apaixonados por Rock a segui-los em todo o país. Além disso, a banda permitiu que seus fãs fizessem cópias de fitas dos shows e livremente fossem espalhadas entre si.

Em suma, hoje, o The Grateful Dead tem versões históricas das gravações de concertos da banda. Isto tornou-se uma coisa rentável por causa da cuidadosa qualidade de som superior (em comparação com muitas das gravações feitas por fãs em suas gravações.

Acerca de (Professional Attitude) Profissional com Atitude

Com exemplo é fundamental a construção de relacionamentos - um aspecto fundamental da atitude profissional no mundo da música. Muitos artistas promovem seus trabalhos visitando emissoras de rádio e televisão, cumprindo horários e agendas. E fundamentalmente respeitando a todas as pessoas na indústria musical.

Fonte: Professor John Kellongs (Introduction to the Music Business da BerkleeX)

e depois compare com The Fugees: http://www.youtube.com/watch?v=eClxA5KO9jE