terça-feira, 4 de março de 2014

Celular já é o segundo equipamento mais utilizado para ouvir rádio, segundo o IBOPE

Celular já é o segundo equipamento mais utilizado para ouvir rádio, segundo o  IBOPE

Diferentemente do Rádio tradicional, onde o pico de audiência é às 10 horas da manhã, uma nova pesquisa do IBOPE aponta que o horário com maior alcance diário do rádio no celular é às 14h, a segunda forma de se ouvir as emissoras de rádio no Brasil.

Este dado revela uma nova forma de repensar estrategicamente as futuras programações das emissoras de rádio, tanto nas transmissões tradicionais, quanto nas orientadas para as plataformas.

Hoje, os diretores das emissoras estão com as atenções voltadas para o horário nobre das manhãs, que são pesquisados pelos institutos de pesquisa e objeto de consulta no mercado publicitário.

Mas... Em pouco tempo serão cobradas as audiências das emissoras tradicionais, que estão nos fones de ouvido dos donos de aparelhos celulares.
Apostas? Alguém duvida?

Ainda sobre a pesquisa do IBOPE , foi criado o índice “Total Emissoras” que, além das frequências AM e FM, também passa a reportar a audiência das rádios online.

Sobre que ouvem as emissoras, os primeiros resultados apontam que as mulheres representam grande parte dos ouvintes das emissoras web.

E sobre a audiência masculina, eles são a maioria na faixa etária de 30 a 34 anos, tão somente.

Para os publicitários do Grupo de Mídia, o rádio transcendeu formato tradicional das ondas AM/FM e passou a ser transmitido via streaming, banda larga e em outras plataformas. Todas essas mudanças fizeram com que os hábitos de consumo do meio também evoluíssem.

Logo, as rádios locais passaram a ser consumidas em qualquer lugar do mundo, por diversos aparelhos (devices).

E o meio sempre apresentou rápida adaptação às novas tendências e hábitos de consumo, o que de certa maneira faz com que as audiências do Rádio em novos locais e com isso o IBOPE Media pesquisa os resultados do Rádio não só nos ambientes casa, carro e outros, mas também no trabalho e trajeto da população.

Acerca da audiência em automóveis, os resultados apontam que os horários de maior alcance diário em autos são às 8h e às 15h.

No trabalho, o rádio tem o maior alcance diário logo pela manhã, às 7h, e no começo da noite, às 18h.

O tempo de efetividade das emissoras no trajeto (em transporte público e a pé) teve um tempo médio de quase 5 horas por dia.​ O que significa que os diretores de Rádio tem que saber ajustar as suas grades de programação e comercial , devido ao longo período de atingimento, o que é bastante animador. Por exemplo, uma pessoa não consegue ficar por dias em torno de 5 horas em casa para assistir televisão...