Como entender o uso do Facebook; Instagram; Google Plus, Twitter entre as redes sociais
Desde que as mídias sociais tornaram-se a atividade online mais popular, as empresas e pessoas passaram a tentar ingressar nesse meio em busca de público nas redes sociais mais diversas.
Se possível use todas, ou pelo menos as principais.
Mas, o fato de abrir uma conta no Twitter e tuitar uma coisa
ou outra; não é o bastante para tornar a plataforma parte de uma estratégia de
marketing positiva em uma rede social.
Aliás, 44 % das pessoas que estão no Twitter ainda
não usaram a ferramenta... Acredite.
Leia alguns passos e dicas para pensar no uso das redes
sociais:
Sempre tenha uma
estratégia
Usuários de mídias sociais recebem milhares de informações e
mensagens todos os dias.
Caso você não tenha uma estratégia, seu conteúdo pode nem ao
menos chegar ao público alvo.
Portanto, é preciso ter objetivos distintos e mensuráveis,
desenvolver uma política de mídia sociais clara, pensar através da voz da mídia
social de sua marca, e planejar um calendário de conteúdo com propósitos finais
definidos.
Integração com outros
meio digitais
Um erro comum, cometido por muitos, é isolar suas contas
online, o que reduz o alcance de cada uma delas.
Todas as redes sociais devem ser linkadas através dos perfis
e integradas a sites, e-mails e anúncios pagos em ferramentas de busca.
Dica:
use o hootsuite para integrar todas as suas redes sociais https://hootsuite.com/dashboard
Vamos agora a pequenos detalhes das principais plataformas, que podem fazer a diferença.
No Twitter
a) Ao
utilizar imagens: tuítes com imagem têm engajamento duas vezes maior do que os
tuítes com apenas texto. Nem sempre elas são apropriadas, mas é importante que
a marca utilize uma vez ou outra para chamar atenção para sua mensagem.
b) Aproveitar
as hashtags: são uma ótima maneira para as marcas se inserirem em conversas e
trending topics, além de duplicar o engajamento.
(utilizá-las da forma correta ajuda a encontrar o publico alvo, atingir
não seguidores em grande número e aumentar a influência da marca).
c) Tenha
uma voz consistente: uma conta corporativa deve ser usada apenas para negócios,
não para assuntos pessoais.
(porém,
isso não significa que você deve soar como um robô, enviando a mesma mensagem
repetidas vezes).
No Facebook
a) Não
utilizar imagens ou postá-las com o tamanho errado, pois a estimulação visual é
uma das chaves principais de engajamento.
Dica:
para otimizar imagens no Facebook, você deve ajustar o tamanho para 1200 x 1200
pixels para posts comuns (nos posts de anúncio, as medidas devem ser diferentes).
b) interagir
com seguidores: responder postagens, agradecer comentários e encaminhar
críticas fazem com que o consumidor se sinta mais conectado à marca. É
importante ter uma estratégia pré-definida para lidar com comentários, sejam
eles positivos ou negativos.
Google Plus
a) Utilize
a plataforma; pois o Goolge Plus é integrado diretamente com resultados de
busca do Google, tornando os perfis uma parte integral de qualquer estratégia
de SEO ou marketing digital.
b) Utilize
círculos ou comunidades: os círculos do Google Plus permitem segmentar os
seguidores em grupos e administrar cada um separadamente com conteúdo único.
Assim, é possível criar posts específicos de acordo com cada comunidade.
Instagram
a) As
hashtags permitem que as pessoas filtrem o conteúdo e, por isso, elas não
querem ver posts não relacionados ao que elas buscaram. Por esse motivo, as
marcas devem utilizar essa ferramenta de forma moderada e em concordância com o
conteúdo.
b) Em
vez de postar anúncios que podem ser divulgados em qualquer outra plataforma,
utilize o Instagram para postar fotos dos bastidores, fornecendo um insight da
marca. Assim, a empresa mantém a mensagem que quer transmitir e ainda faz com
que os usuários sintam-se mais conectados pessoalmente, resultando em um maior
engajamento.