domingo, 13 de abril de 2014

Como entender o uso do Facebook; Instagram; Google Plus, Twitter entre as redes sociais

Como entender o uso do Facebook; Instagram; Google Plus, Twitter entre as redes sociais



Desde que as mídias sociais tornaram-se a atividade online mais popular, as empresas e pessoas passaram a tentar ingressar nesse meio em busca de público nas redes sociais mais diversas.

Se possível use todas, ou pelo menos as principais.

Mas, o fato de abrir uma conta no Twitter e tuitar uma coisa ou outra; não é o bastante para tornar a plataforma parte de uma estratégia de marketing positiva em uma rede social. 
Aliás, 44 % das pessoas que estão no Twitter ainda não usaram a ferramenta... Acredite.

Leia alguns passos e dicas para pensar no uso das redes sociais:

Sempre tenha uma estratégia
Usuários de mídias sociais recebem milhares de informações e mensagens todos os dias.

Caso você não tenha uma estratégia, seu conteúdo pode nem ao menos chegar ao público alvo.

Portanto, é preciso ter objetivos distintos e mensuráveis, desenvolver uma política de mídia sociais clara, pensar através da voz da mídia social de sua marca, e planejar um calendário de conteúdo com propósitos finais definidos.
                     
Integração com outros meio digitais
Um erro comum, cometido por muitos, é isolar suas contas online, o que reduz o alcance de cada uma delas.

Todas as redes sociais devem ser linkadas através dos perfis e integradas a sites, e-mails e anúncios pagos em ferramentas de busca.

Dica: use o hootsuite para integrar todas as suas redes sociais https://hootsuite.com/dashboard

Vamos agora a pequenos detalhes das principais plataformas, que podem fazer a diferença.

No Twitter

a)    Ao utilizar imagens: tuítes com imagem têm engajamento duas vezes maior do que os tuítes com apenas texto. Nem sempre elas são apropriadas, mas é importante que a marca utilize uma vez ou outra para chamar atenção para sua mensagem.
b)   Aproveitar as hashtags: são uma ótima maneira para as marcas se inserirem em conversas e trending topics, além de duplicar o engajamento.
(utilizá-las da forma correta ajuda a encontrar o publico alvo, atingir não seguidores em grande número e aumentar a influência da marca).
c)    Tenha uma voz consistente: uma conta corporativa deve ser usada apenas para negócios, não para assuntos pessoais.
(porém, isso não significa que você deve soar como um robô, enviando a mesma mensagem repetidas vezes).

No Facebook

a)      Não utilizar imagens ou postá-las com o tamanho errado, pois a estimulação visual é uma das chaves principais de engajamento.

Dica: para otimizar imagens no Facebook, você deve ajustar o tamanho para 1200 x 1200 pixels para posts comuns (nos posts de anúncio, as medidas devem ser diferentes).

b)      interagir com seguidores: responder postagens, agradecer comentários e encaminhar críticas fazem com que o consumidor se sinta mais conectado à marca. É importante ter uma estratégia pré-definida para lidar com comentários, sejam eles positivos ou negativos.

Google Plus

a)      Utilize a plataforma; pois o Goolge Plus é integrado diretamente com resultados de busca do Google, tornando os perfis uma parte integral de qualquer estratégia de SEO ou marketing digital.
b)      Utilize círculos ou comunidades: os círculos do Google Plus permitem segmentar os seguidores em grupos e administrar cada um separadamente com conteúdo único. Assim, é possível criar posts específicos de acordo com cada comunidade.

Instagram

a)      As hashtags permitem que as pessoas filtrem o conteúdo e, por isso, elas não querem ver posts não relacionados ao que elas buscaram. Por esse motivo, as marcas devem utilizar essa ferramenta de forma moderada e em concordância com o conteúdo.

b)      Em vez de postar anúncios que podem ser divulgados em qualquer outra plataforma, utilize o Instagram para postar fotos dos bastidores, fornecendo um insight da marca. Assim, a empresa mantém a mensagem que quer transmitir e ainda faz com que os usuários sintam-se mais conectados pessoalmente, resultando em um maior engajamento.