Tablets superam PCs e
Notebook e Instagram bate Twitter
O número de tablets comercializados no Brasil no quarto
trimestre de 2013 foi maior que o de PCs e notebooks.
A conclusão é da consultoria IDC, que acaba de divulgar os
dados consolidados do mercado de tablets
no Brasil.
Ao longo do ano passado, foram vendidos 8,4 milhões de
unidades, o que representa um crescimento de 157% se comparado ao volume de
2012.
Apenas no último trimestre de 2013, foram comercializados
três milhões de tablets, crescimento de 149% em relação ao mesmo período do ano
anterior.
Segundo a IDC Brasil, além do preço atrativo, outro fator
que justifica p sucesso nas vendas de tablets é a diversidade de públicos que
este produto atende.
Ainda de acordo com a consultoria, o mercado brasileiro de
PCs encerrou 2013 com 13,9 milhões de computadores vendidos, uma queda de 10%
se comparado ao volume comercializado em 2012.
O último trimestre do ano, que tradicionalmente concentra a
maior parcela do volume de vendas, ficou aquém do esperado, e apresentou volume
6% menor na comparação com o ano anterior.
Nos três últimos meses de 2013 foram vendidas 3,5 milhões de
unidades.
Por outro lado na
pesquisa Nielsen: Instagram supera Twitter em usuários móbile.
No final do mês de março o Twitter, divulgou mudanças na
rede relacionada ao compartilhamento e marcação de fotos.
A novidade pode ser uma prevenção do micro-blog que está
perdendo para a concorrência nos EUA.
Pelo menos é o que indica uma medição recente da Nielsen
divulgada na semana passada, na qual o Instagram apareceu com média de 32
milhões de usuários ativos por mês em mobile, contra o Twitter com 30,8
milhões.
Uma pesquisa da Comscore há dois anos já havia apontado o
Instagram maior na média diária de usuários de celulares no país, por um breve
período.
Mas a atual medição da Nielsen é mais consolidada, mostrando
a média geral de 2013 dos top dez em audiência mobile.
O Facebook, que comprou o Instagram em 2012 por US$ 1
bilhão, é o primeiro da lista, com 103,4 milhões de usuários ativos, seguido
pelas páginas de busca (76 milhões) e de compra (73,6 milhões), o Play, do
Google.
As três posições seguintes também são de propriedade do
Google (YouTube, Maps e Gmail), seguido pelo Instagram e Twitter.