quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Empresa alemã mede TV e Web nas grandes capitais

Empresa alemã mede TV e Web nas grandes capitais



A alemã GfK, fundada em 1934, em Nuremberg, é um dos maiores institutos de pesquisa de mercado do mundo.  

Ela passou a oferecer em julho de 2017, seus serviços de medição de TV aberta e paga ao mercado brasileiro de agências e anunciantes.

Além das pesquisas como a Digital Trends Program que mede o uso da internet como: quais páginas que você visita, quais anúncios que você vê, e quanto tempo você permanece em uma página, por exemplo; a empresa alemã começou seus serviços de medição de TV aberta e paga ao mercado brasileiro de agências e anunciantes com parcerias com o SBT, Record e RedeTV.

Ela é uma boa opção em um mercado, onde os relatórios da Kantar Ibope Media são referência sobre os índices de audiência televisiva.

A empresa estruturou um painel de 6,5 mil domicílios, que equivalem a 25,2 milhões de casas ou 70,3 milhões de indivíduos em mercados como os de São Paulo e Rio de Janeiro e outras regiões metropolitanas que contam os aparelhos da GfK (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória) e vem forte em 2017.

Como é a feita uma pesquisa de audiência na televisão?

As nossas pesquisas são comprovadas através de medidores de audiência domiciliares conhecidos por “People Meter”, um codificador de áudio ou vídeo que é instalado na casa das pessoas que emite um sinal especial dentro do sinal de vídeo e áudio para a emissora.

Simples da sua casa para o satélite e do satélite para a emissora.

Assim, na casa do espectador, com a devida autorização do mesmo, outro dispositivo é instalado criando uma comunicação para o envio de uma série de informações em tempo real como: a frequência do canal de TV;a hora em que foi sintonizada a estação ou a TV desligada, entre outras informações.

Evitando-se o erro de consumo do meio TV...

O IBOPE foi o pioneiro em usar este recurso, que permite gerar uma tabela informativa para analise das audiências de TV, diferente do Rádio que usa a pesquisa Recall (que os detalhes ficam para outra postagem...).


Curiosidades da pesquisa de TV

As pesquisas de TV apresentam ao mercado um hábito chamado de: “co-viewing” pelas crianças.


O que é “co-viewing” ?

Bem, em média, segundo a recente pesquisa da GFK, a audiência infantil assiste a atrações de sua faixa etária acompanhada de amigos, ou seja, criança assiste TV , geralmente acompanhada.
Por exemplo, 61% de crianças veem futebol junto a um homem adulto (pai, tio, irmão mais velho etc.) e 76% também são telespectadores de novelas, junto a uma mulher adulta.
Os canais de TV paga mais assistidos pelas crianças são o Cartoon Network, seguido por Discovery Kids, SporTV, Rede Telecine e Viva.


Quer conhecer sobre outros tipos de pesquisa?  Acesse https://br-digitaltrends.gfk.com/sobre-a-pesquisa/ e faça um cadastro para participar das pesquisas digitais da GFK. É de graça e ainda tem premiações.

Se você é  meu aluno fica aí a atividade...