Empresa alemã mede TV e Web nas grandes capitais
A alemã GfK, fundada em 1934, em Nuremberg, é um dos maiores
institutos de pesquisa de mercado do
mundo.
Ela passou a oferecer em julho de
2017, seus serviços de medição de TV aberta e paga ao mercado brasileiro de
agências e anunciantes.
Além das pesquisas como a Digital Trends Program que mede o uso da internet como: quais
páginas que você visita, quais anúncios que você vê, e quanto tempo você permanece
em uma página, por exemplo; a empresa alemã começou seus serviços de medição de
TV aberta e paga ao mercado brasileiro de agências e anunciantes com parcerias
com o SBT, Record e RedeTV.
Ela é uma boa opção em um mercado, onde os relatórios da Kantar
Ibope Media são referência sobre os índices de audiência televisiva.
A empresa estruturou um painel de 6,5 mil domicílios, que
equivalem a 25,2 milhões de casas ou 70,3 milhões de indivíduos em mercados
como os de São Paulo e Rio de Janeiro e outras regiões metropolitanas que
contam os aparelhos da GfK (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP),
Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife,
Salvador e Vitória) e vem forte em 2017.
Como é a feita uma
pesquisa de audiência na televisão?
As nossas pesquisas são comprovadas através de medidores de
audiência domiciliares conhecidos por “People Meter”, um codificador de
áudio ou vídeo que é instalado na casa das pessoas que emite um sinal
especial dentro do sinal de vídeo e áudio para a emissora.
Simples da sua casa para o satélite e do satélite para a emissora.
Simples da sua casa para o satélite e do satélite para a emissora.
Assim, na casa do espectador, com a devida autorização do
mesmo, outro dispositivo é instalado criando uma comunicação para o envio de
uma série de informações em tempo real como: a frequência do canal de TV;a hora
em que foi sintonizada a estação ou a TV desligada, entre outras informações.
Evitando-se o erro de consumo do meio TV...
Evitando-se o erro de consumo do meio TV...
O IBOPE foi o pioneiro em usar este recurso, que permite gerar
uma tabela informativa para analise das audiências de TV, diferente do Rádio
que usa a pesquisa Recall (que os detalhes ficam para outra postagem...).
Curiosidades da
pesquisa de TV
As pesquisas de TV apresentam ao mercado um hábito chamado
de: “co-viewing” pelas crianças.
O que é “co-viewing” ?
Bem, em média, segundo a recente pesquisa da GFK, a
audiência infantil assiste a atrações de sua faixa etária acompanhada de amigos,
ou seja, criança assiste TV , geralmente acompanhada.
Por exemplo, 61% de crianças veem futebol junto a um homem
adulto (pai, tio, irmão mais velho etc.) e 76% também são telespectadores de
novelas, junto a uma mulher adulta.
Os canais de TV paga mais assistidos pelas crianças são o
Cartoon Network, seguido por Discovery Kids, SporTV, Rede Telecine e Viva.
Quer conhecer sobre outros tipos de pesquisa? Acesse https://br-digitaltrends.gfk.com/sobre-a-pesquisa/
e faça um cadastro para participar das pesquisas digitais da GFK. É de graça e ainda
tem premiações.
Se você é meu aluno fica aí a atividade...