terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pesquisa IBOPE: TV é o meio preferido dos brasileiros para se informar. Internet e Rádio apresentam bons números.

Pesquisa IBOPE: TV é o meio preferido dos brasileiros para se informar. 
Internet e Rádio apresentam bons números.



Quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o principal meio de informação.

A internet está em segundo lugar, como meio de comunicação preferido de 26% dos entrevistados.
Depois da TV e da internet, aparecem como principais meios de informação o rádio (7%) e os jornais (3%).

Veja a pesquisa



Os dados são da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do governo federal.

A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país.

O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do governo federal.

Durante a semana quanto nos finais de semana, os entrevistados veem, em média, de 3 a 4 horas de televisão por dia.

Entre os entrevistados que afirmaram se informar pela internet, 50% disseram acessar diariamente, e 91% pelo celular. Tantos nos dias de semana como nos finais de semana, a média de tempo de acesso fica um pouco acima de 4h30 diárias.

Rádio, jornais e revistas

A opção "revista" teve 0% de menções como primeira fonte de informação... Um sinal de mudança de tempos.
Entre quem mencionou mais de uma mídia, o rádio apareceu em 30% das citações, e os jornais, em 12%. As revistas ficaram com 1% das menções nesse caso.

Frequência e uso dos meios de comunicação

Dos entrevistados que assistem TV: 77% afirmaram que fazem isso todos os dias.

Pela internet: 50% disseram acessar diariamente (91% pelo celular), tantos nos dias de semana como nos finais de semana, a média de tempo de acesso fica um pouco acima de 4h30 diárias.

Cerca de dois em cada três entrevistados disseram ouvir rádio – a metade deles afirmou fazer isso todos os dias. Em média, os brasileiros ouvem três horas diárias de rádio.

Um em cada três entrevistados disse ler jornal. A maioria prefere consultar a versão impressa, entre segunda e sexta-feira. O tempo médio de leitura é de uma hora e dez minutos por dia.  


Cerca de um quarto dos entrevistados afirmou ler revistas. Sendo que a metade dos leitores compram a revista na banca e 16% disseram ser assinantes. A versão impressa é a mais acessada. Tanto durante a semana, quanto aos sábados e domingos, a média de leitura é de cerca de uma hora e dez minutos por dia.

Fonte: Portal G1