Pesquisa IBOPE: TV é o
meio preferido dos brasileiros para se informar.
Internet e Rádio apresentam
bons números.
Quase 90% dos brasileiros se
informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o
principal meio de informação.
A internet está em segundo lugar,
como meio de comunicação preferido de 26% dos entrevistados.
Depois da TV e da internet,
aparecem como principais meios de informação o rádio (7%) e os jornais (3%).
Veja a pesquisa
Os dados são da "Pesquisa
Brasileira de Mídia 2016 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População
Brasileira", divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do governo
federal.
A pesquisa foi realizada entre 23
de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de
todo o país.
O objetivo do estudo é conhecer
os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de
comunicação e divulgação do governo federal.
Durante a semana quanto nos
finais de semana, os entrevistados veem, em média, de 3 a 4 horas de televisão
por dia.
Entre os entrevistados que
afirmaram se informar pela internet, 50% disseram acessar diariamente, e 91%
pelo celular. Tantos nos dias de semana como nos finais de semana, a média de
tempo de acesso fica um pouco acima de 4h30 diárias.
Rádio, jornais e revistas
A opção "revista" teve
0% de menções como primeira fonte de informação... Um sinal de mudança de
tempos.
Entre quem mencionou mais de uma
mídia, o rádio apareceu em 30% das citações, e os jornais, em 12%. As revistas
ficaram com 1% das menções nesse caso.
Frequência e uso dos meios de comunicação
Dos entrevistados que assistem TV:
77% afirmaram que fazem isso todos os dias.
Pela internet: 50% disseram
acessar diariamente (91% pelo celular), tantos nos dias de semana como nos
finais de semana, a média de tempo de acesso fica um pouco acima de 4h30
diárias.
Cerca de dois em cada três
entrevistados disseram ouvir rádio – a metade deles afirmou fazer isso todos os
dias. Em média, os brasileiros ouvem três horas diárias de rádio.
Um em cada três entrevistados
disse ler jornal. A maioria prefere consultar a versão impressa, entre segunda
e sexta-feira. O tempo médio de leitura é de uma hora e dez minutos por dia.
Cerca de um quarto dos
entrevistados afirmou ler revistas. Sendo que a metade dos leitores compram a
revista na banca e 16% disseram ser assinantes. A versão impressa é a mais
acessada. Tanto durante a semana, quanto aos sábados e domingos, a média de
leitura é de cerca de uma hora e dez minutos por dia.
Fonte: Portal G1