As Top 3 tendências de marketing para 2013.
Estamos no início de mais um ano, e todo mundo dá sua opinião sobre as tendências para 2013.
Comprei o livro 15 Marketing Trends in 2013 de autoria de Rohit Bhargava.
Ele é membro fundador do grupo 360 Digital da Ogilvy onde liderou estratégias de marketing para clientes como Intel, Pepsi, Lenovo, Seiko, Unilever entre outras grandes contas. ~Em breve vou publicar as conclusões deste livro, disponível na www.amazon. com.
Aproveite o texto de Martha Gabriel sobre o tema. Boa leitura !
Especialista mundial em marketing digital, Martha Gabriel, comenta as três principais megatendências do marketing para 2013.
Quando um ciclo se encerra, é natural avaliarmos os
resultados que obtivemos e nos prepararmos para o ciclo seguinte, que se
inicia.
É assim todo ano e agora não poderia ser diferente.
O que 2013 nos
reserva?
Segundo Ray Kurzweil –futurista, inventor e autor de best-sellers–,
estamos vivendo a Era do Crescimento Exponencial e, portanto, a velocidade de
transformações que temos experimentado nesses 12 primeiros anos do Século XXI
tende a continuar vertiginosa.
No entanto, apesar de as transformações tecnológicas que nos
cercam serem muito rápidas, as megatendências da última década permanecem as
mesmas em 2013 –o que tem variado de ano para ano é o quanto cada uma dessas
tendências se dissemina e se torna mais imediata.
Por exemplo, a realidade
aumentada e o uso de mobile tags (QRcodes) têm sido tendências há anos.
No
entanto, podemos dizer que 2012 foi o ano em que os QRcodes se firmaram
enquanto a realidade aumentada ainda não se tornou mainstream, ainda não está
em voga.
Assim, não temos grandes novidades para 2013 em termos de
megatendências, mas estamos na iminência da consolidação de diversas delas.
Assim, meu objetivo, aqui, é trazer as três principais
tendências de marketing para 2013, ou seja, aquelas que acredito impactarão
mais rapidamente o mercado nesse ano e que, portanto, as empresas devem prestar
mais atenção.
1. Mobile:
Apesar de o mobile ser tendência já há quase uma década e
ter se disseminado amplamente em 2012, a maior parte das empresas ainda não
está investindo em mobile –tanto no que se refere aos seus sites quanto aos
investimentos de mídia.
Temos testemunhado
uma epidemia de mobilidade por meio da popularização dos smartphones e tablets;
as estatísticas apontam que em 2014 o acesso mobile ultrapassará o acesso
desktop à internet; estudos mostram que os smartphones estão se tornando cada
vez mais parte de nós, extensão dos nossos corpos, e que isso tudo tem
transformado o comportamento das pessoas virtualmente em todas as áreas de suas
vidas –relacionamento, educação, entretenimento, compras etc.
A navegação em
multitelas já é um fenômeno que está revolucionando a TV e demais mídias
tradicionais.
Pois bem, cada vez mais as pessoas chegarão aos nossos
produtos, marcas e empresas por meio do mobile.
Você tem um site móvel que
oferece boas experiências para o seu público?
O mobile –mídia paga, ganha e
própria– deveria ser prioridade nas empresas em 2013.
2. Sustentabilidade
No entanto, conforme a população do planeta cresce, novos desafios em sustentabilidade surgem e, enquanto não resolvermos essa equação, sustentabilidade continuará entre as principais tendências de todas as áreas do conhecimento.
A atenção das pessoas se tornou o
principal e mais valioso ativo de marketing das empresas.
Nesse contexto, uma das maneiras mais eficientes de chamar a
atenção das pessoas e causar engajamento é por meio de alinhamento de valores
compartilhados, embutindo nossos produtos e marcas em histórias que transportam
esses valores.
Por isso, transmedia storytelling desponta como uma das
principais ferramentas de marketing, tornando-se uma das tendências mais
imediatas.
Como já dizia Platão, “quem conta as histórias controla o mundo”.
Apesar dessas tendências serem as três mais iminentes para
ações de marketing, devemos também ficar constantemente de olho em todas as megatendências
que vêm se delineando ao longo da última década (cloud computing, big-data,
gamefication, social everything, realidade aumentada, internet das coisas,
vídeo, interfaces gestuais etc.), tanto no que se refere a tecnologia quanto a
impactos no comportamento do consumidor.
Como tempo e dinheiro são recursos
limitados para qualquer empresa, a inteligência consiste em estar antenado para
escolher em quais tendências investir no momento certo.
*Martha Gabriel é pesquisadora, professora e coordenadora do
MBA em Marketing da HSM Educação. É palestrante internacional premiada, autora
de quatro livros, incluindo o best-seller Marketing na Era Digital (Ed.
Novatec).