sábado, 26 de janeiro de 2013

Repensando o modelo 4 Ps


Repensando o modelo 4 Ps

Rethinking the 4 P's

 

Um artigo de Richard Ettenson, Eduardo Conrado, e Jonathan Knowles.

Tradução livre de Sérgio Duarte


Neste artigo os autores propõe um novo modelo para o segmento de negócios entre empresas B2B , abandonando o clássico formato dos 4 Os para o inédito modelo SAVE.
Leia e chegue as suas conclusões

É hora de ajustar o modelo dos 4 Ps do marketing entre empresas do tipo Business to Business (B2B) para a realidade de hoje.

É preciso sintonizar o marketing mix, ou seja, os 4P's: produto, praça, preço, promoção divulgados como o conceito de marketing nos últimos 50 anos (ou seja,meio século).

Em um mundo B2B, os 4 Ps promovem um estreito foco com o produto em estratégias que estão cada vez mais em desacordo em prover soluções absolutas.

Em um estudo de cinco anos envolvendo mais de 500 gerentes e clientes em vários países,  em uma ampla gama de indústrias B2B, descobrimos que o modelo P 4 enfraquece o marketing B2B em três aspectos notórios:

 I- Ele conduz as equipes de marketing e de vendas ao estresse da tecnologia e qualidade em produtos (embora estes não sendo mais diferenciadores, já que compõem o custo de entrada em quaisquer negócios);

II- Ele (modelo 4 Ps)  subenfatiza  a necessidade de uma construção forte da noção: de valor

III- E distraem as equipes acerca de diagnósticos confiáveis, aconselhamento e resolução de problemas dos consumidores.

Não que os 4Ps sejam irrelevantes, pois eles necessitam  ser reinterpretados para atender ao profissional no segmento B2B.

O nosso modelo propõe a mudança no modelo 4ps:

Produto para Soluções;

Praça para Acesso ;

Preço para Valor; e

Promoção para Educação.

 
SAVE – Soluções, Acesso, Valor e Educação

A Motorola Solutions, uma das pioneiras nesta nova estrutura usa o modelo SAVE para orientar o marketing da organização , e, ele é estratégico na penetração de mercado em governos e setores empresarias.

Ao longo deste caminho a Motorola identificou três requisitos para o sucesso utilizando a mudança de pensamento do 4 Ps para SAVE.

Primeiro, a gerência deve encorajar uma alteração de mentalidade em toda a organização. Já que muitas empresas B2B, particularmente aquelas com foco em engenharia encontram a dificuldadde em mudar o pensamento da "superioridade tecnológica" em produtos e serviços para uma perspectiva centrada no cliente, tão somente.

Segundo, a Gerência necessita garantir que o desenho do marketing da empresa reflita e reenforçe o foco no cliente. Na Motorola Solutions, isto levou à radical reorganização da função de marketing por especialidades, que permitiram  o foco em cada elemento do SAVE para o enquadramento das atividade com a rota de compras dos consumidores.

E em terceiro, a Gerência deve criar uma cooperação entre o departamento de Marketing, Vendas e Logística.

As Soluções Motorola requerem equipes concentradas em soluções e coordenação de abordagens às necessidades específicas dos clientes.

Isso garantiu que as fronteiras/ limites entre funções não determinam-se  soluções da empresa, isoladas..

Os profissionais de marketing B2B que continuam a abraçar o modelo 4Ps e a cultura do risco estão trancados em uma corrida cada vez mais repetitiva e improdutiva imposta pela Tecnologia.

O modelo SAVE é a peça central de uma nova estratégia de vendas para as empresas, e ao ingorá-lo: - as organizações estão em perigo.

Richard Ettenson é professor da Thunderbird School of Global Management, Eduardo Conrado é vice-presidente senior de marketing  da Motorola Solutions e Jonathan Knowles é president da Type 2 Consulting.

Fonte: http://hbr.org/2013/01/rethinking-the-4-ps/ar/1