segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Três elementos de grande comunicação, de acordo com Aristóteles

Três elementos de grande comunicação, de acordo com Aristóteles

Three Elements of Great Communication, According to Aristotle

Por Scott Edinger com tradução livre de Sérgio Duarte
Neste artigo Edinger trata da combinação mágica entre paixão, razão e ética. Uma fórmula mágica da época de Aristóteles , que ao longo da História se dividiu entre paixão e razão, pois muitos momentos na história da humanidade o homem se tornou dividido entre o pragmatismo e a emoção.
Na apresentação do autor, ele salienta a combinação deste fatores acrescidos da ética na formação de bons comunicadores, que consequentemente torna-se-ão líderes.
Leia e aprenda com as idéias de Scott Edinger, pois a fórmula é simples.
Em meus quase 20 anos de trabalho no apoio a empresas, eu nunca ouvi ninguém dizer que um líder se comunicava bem ou muito bem.
Pelo contrário, a sugestão de melhoria mais comum que eu vi ser posta nas milhares avaliações que analisamos ao longo dos anos é que: seria melhor se o assunto em questão fosse como aprender a se comunicar de forma mais eficaz.
O que faz alguém ser um bom comunicador?
Não há mistério, desde quando Aristóteles identificou há milhares de anos três elementos críticos : ethos, pathos e logos.
A Ethos (ética) é essencialmente a sua credibilidade. Ou seja: é a razão pela qual as pessoas devem acreditar no que você está dizendo.
Ao escrever este blog, por exemplo, eu fiz um esforço para demonstrar a minha ethos na introdução, e por enquanto vou apenas acrescentar que tenho uma licenciatura em estudos de comunicação (ênfase na retórica para aqueles que gostam detalhes...).
Em alguns casos na área corporativa, a ethos se apresenta apenas na sua posição dentro de uma organização.
É muito comum, que líderes construam a ethos de forma mais eficaz, demonstrando conhecimento técnico em uma área específica (o que os ajuda a convencer as outras pessoas sobre o que estão falando) e na construçãp de altos níveis de integridade e caráter (que os fazem convencer que não estão a mentir,  e logo tentam convencer as pessoas que não estão propensos a mentir).
A Pathos (paixão) é a produção de uma ligação emocional, essencialmente. É a razão pela qual as pessoas acreditam no que você está dizendo: - é o que importa para elas.
Assim, até aqui escrevo sobre a importância e o poder de se fazer vínculos emocionais.
E por isso que eu acredito que isso seja uma área crítica na competência para os líderes de hoje.
É fundamental, dar às pessoas a atenção merecida, tendo um interesse ativo no desenvolvimento de membros de sua equipe de carreira.
Ser entusiasmado com o progresso da organização e assim,  os indivíduos, observaram as formas de liderança presentes.
Por exemplo, no final de um dia de trabalho, a pathos apresentará a maior influência sobre a percepção dos funcionários sobre a eficácia de seu líder como um comunicador.
Mas toda a autoridade e empatia no mundo realmente não irão ajudar, se as pessoas não entenderem o que você está falando ou como chegou às suas conclusões no dia a dia.
Assim, a Logos (razão) é o modo de apelar para o senso da razão dos outros. É a lógica do termo através da palavra, são os pontos fortes no emprego de um pensamento estratégico; na resolução de problemas e nas habilidades analíticas , os quais líderes expressam as formas  claras e convincentes para influenciar os resultados de maneira eficiente.
Enquanto algumas pessoas podem conseguir por instinto as coisas, como fazia Steve Jobs, a maioria líderes são obrigados a apresentar algum tipo de análise para explicar suas decisões.
É a forma pela qual muitos líderes se sentem mais firme (no terreno que atuam), na montagem análise de dados para resolver os problemas organizacionais.
Você pode depender fortemente de dados e análises (na logos) para resolver um assunto e assim criar uma percepção pela experiência e autoridade em uma tarefa (pela ethos).
Em suma, os três elementos de comunicação reforçam mutuamente o processo de comunicação.
Eles são necessários para uma excelente comunicação.
Use-os para melhorar a sua habilidade , o que irá ajudá-lo a se tornar um melhor comunicador e assim um líder melhor.
Combinar a ética, a paixão e a razão é o caminho para alcançar o sucesso.
Fonte: http://blogs.hbr.org/cs/2013/01/three_elements_of_great_communication_according.html