Três elementos de grande
comunicação, de acordo com Aristóteles
Three Elements of Great
Communication, According to Aristotle
Por Scott Edinger com tradução livre de Sérgio Duarte
Neste artigo Edinger trata da combinação mágica
entre paixão, razão e ética. Uma fórmula mágica da época de Aristóteles , que
ao longo da História se dividiu entre paixão e razão, pois muitos momentos na
história da humanidade o homem se tornou dividido entre o pragmatismo e a emoção.
Na apresentação do autor, ele salienta a
combinação deste fatores acrescidos da ética na formação de bons comunicadores,
que consequentemente torna-se-ão líderes.
Leia e aprenda com as idéias de Scott Edinger,
pois a fórmula é simples.
Em meus quase
20 anos de trabalho no apoio a empresas, eu nunca ouvi ninguém dizer que um líder se comunicava bem ou muito bem.
Pelo contrário, a
sugestão de melhoria mais comum
que eu vi ser posta nas milhares avaliações que analisamos
ao longo dos anos é que: seria melhor se o assunto em questão fosse como aprender a se comunicar
de forma mais eficaz.
O que faz alguém ser um
bom comunicador?
Não há mistério, desde quando Aristóteles identificou há milhares de anos três elementos
críticos : ethos, pathos
e logos.
A Ethos (ética) é essencialmente a sua credibilidade. Ou seja:
é a razão pela qual as pessoas devem acreditar no que você está dizendo.
Ao escrever este blog,
por exemplo, eu fiz um esforço para demonstrar a minha ethos na introdução, e por enquanto vou apenas
acrescentar que tenho uma licenciatura
em estudos de comunicação (ênfase
na retórica para aqueles que gostam detalhes...).
Em alguns casos na área corporativa, a ethos
se apresenta apenas na sua posição dentro de uma organização.
É muito comum, que líderes construam a
ethos de forma mais eficaz,
demonstrando conhecimento técnico em uma
área específica (o que os ajuda a convencer as outras pessoas sobre o que estão falando) e na
construçãp de altos níveis de integridade e caráter (que
os fazem convencer que não estão a mentir, e logo tentam convencer as pessoas que não
estão propensos a mentir).
A Pathos (paixão)
é a produção de uma ligação emocional, essencialmente.
É a razão pela qual as pessoas acreditam no que você está dizendo: - é o que importa para
elas.
Assim, até aqui escrevo sobre a importância e o poder de se fazer vínculos emocionais.
E por isso que eu acredito
que isso seja uma área crítica na
competência para os líderes de hoje.
É fundamental, dar às pessoas a atenção merecida, tendo um interesse ativo
no desenvolvimento de membros de sua
equipe de carreira.
Ser entusiasmado com o progresso da organização e assim, os indivíduos, observaram as
formas de liderança presentes.
Por exemplo, no final de
um dia de trabalho, a pathos apresentará
a maior influência sobre a percepção dos funcionários sobre a eficácia de seu líder
como um comunicador.
Mas toda a autoridade e
empatia no mundo realmente
não irão ajudar, se as pessoas não entenderem o que você está falando ou como chegou às suas conclusões no dia a dia.
Assim, a Logos (razão) é o modo de apelar para o senso da
razão dos outros. É a lógica
do termo através da palavra, são os pontos
fortes no emprego de um pensamento estratégico; na
resolução de problemas e nas habilidades
analíticas , os quais líderes expressam as formas claras e
convincentes para influenciar os resultados de maneira
eficiente.
Enquanto algumas pessoas podem conseguir por instinto as coisas, como fazia
Steve Jobs, a maioria líderes são
obrigados a apresentar algum tipo de análise para explicar
suas decisões.
É a forma pela qual muitos líderes
se sentem mais firme (no terreno que atuam), na montagem análise de
dados para resolver os problemas organizacionais.
Você pode depender
fortemente de dados e análises (na
logos) para resolver um assunto e
assim criar uma percepção pela experiência
e autoridade em uma tarefa (pela ethos).
Em suma, os três elementos de comunicação reforçam mutuamente o processo
de comunicação.
Eles são necessários para uma excelente comunicação.
Use-os para melhorar a sua habilidade , o
que irá ajudá-lo a se tornar um melhor comunicador e assim um
líder melhor.
Combinar a ética, a paixão e a razão é o caminho
para alcançar o sucesso.
Fonte: http://blogs.hbr.org/cs/2013/01/three_elements_of_great_communication_according.html