McLuhan às avessas
Por João Batista Ciaco
Nos anos 60, McLuhan
cunhou em seus estudos a expressão “o meio é a mensagem” para mostrar como os
meios de comunicação se tornaram extensões do homem e influenciam o
comportamento da sociedade.
Os anos avançaram e hoje
vivemos a era da tecnologia da informação, tempo em que diferentes ferramentas
de comunicação, como os aplicativos de smartphones, se apresentam como novos
meios.
São tantos os aplicativos
disponíveis atualmente, que apenas aqueles com conteúdo realmente relevante se
sustentam.
Nesse sentido, o Waze
merece nossa atenção. O aplicativo é uma ferramenta de navegação inteligente,
que pela sua funcionalidade já conquistou 40 milhões de pessoas no mundo - 2,5
milhões só no Brasil.
Não são apenas usuários,
são “wazers”, que o classificam como a melhor opção para buscar rotas
alternativas, ver as condições do trânsito, buscar informações e ainda
interagir com outros motoristas. Tamanho sucesso chamou atenção dos gigantes da
indústria da tecnologia e as especulações apontam o Facebook como o destino da
empresa, que deve ser comprada.
E o que levou o Waze a
esse sucesso?
Certamente, a qualidade
da informação que oferece.
Hoje, conteúdo
qualificado e relevante é o que atrai e conquista as pessoas.
Na publicidade, as regras
são as mesmas, e por este motivo as marcas estão repensando os modelos
tradicionais de atrair consumidores.
O Bradesco, por exemplo,
achou uma forma interessante de utilizar o Waze, e hoje aparecem indicadas nos
mapas as agências mais próximas, facilitando a busca dos clientes.
A mensagem, qualificada,
assertiva e direcionada, é hoje o grande tesouro dos comunicadores em todas as
disciplinas.
No marketing, é a
essência de todo o aparato que se constrói para os negócios, de um aplicativo
para smartphones a campanhas em PDV e demais ativações, on ou offline.
Voltemos então ao McLuhan.
Certamente o grande
estudioso, se estivesse vivo, concordaria que sua teoria vem tomando um rumo
contrário.
O meio continua sendo
mensagem, mas cada vez mais a mensagem é o mais importante meio para alcançar
os objetivos da comunicação.
João Batista Ciaco é diretor de publicidade e marketing de
relacionamento da Fiat e presidente da ABA.
Fonte:http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2013/06/05/McLuhan-as-avessas.html#ixzz2XtOEUQJ2