segunda-feira, 29 de julho de 2013

Trabalhando em Casa: um trabalho em progresso


 Trabalhando em Casa: um trabalho em progresso.
Working from Home: A Work in Progress

 
Já se passou cerca de seis semanas que todos os empregados do Yahoo! tiveram que começar a aparecer nos escritórios da gigante da Internet todos os dias para labutar.

Um memorando confidencial, mas amplamente divulgado,  proibiu o teletrabalho ressaltando a importância da proximidade física para preservar a cultura criativa no Yahoo!, conforme orientação da nova CEO Marissa Mayer.

Muitas foram as críticas a nova política de Mayer, acusada de limitar a autonomia de seus funcionários e com uma sinalização de que ela não confiava neles.

Qualquer que tenha sido a intenção da nova regra de Mayer, os debates pegam fogo sobre os méritos e as desvantagens da tendência em trabalhar.

Vamos a alguns relatos de pesquisa.

Durante muitas semanas, no início deste ano, foram coletados pontos eletrônicos dos funcionários do departamento de recursos humanos em um setor bancário de Nova York.

Embora não estivéssemos olhando estritamente para a marcação de pontos, uma tendência interessante surgiu dos comentários fortemente positivos de funcionários nos dias que ocasionalmente trabalhavam de casa.

Observamos que pessoas citaram sobre o alívio de ser liberado das distrações do escritório e ter a oportunidade de pegar no trabalho com mais foco.

Perguntamos explicitamente como se sentiram os funcionários sobre o trabalho de casa e a resposta foi extremamente positiva.

De estrito interesse nosso, os participantes da pesquisa demonstraram que tiveram mais progresso quando trabalhavam em casa.

Nas razões citadas por eles incluíram-se: aumento de foco, maior criatividade, economia de tempo (que teria tido como fundamental) e sentir-se relaxado e confortável.

Durante o estudo, foram coletadas diariamente avaliações de auto-relato de cada pessoa em várias medições. As respostas para a maioria dos itens pesquisados foram as mesmas para as atividades em um escritório e nos trabalhos em casa (Home Office), com exceção do item: frustração.

Os participantes da pesquisa, constantemente, indicaram a frustração com a sensação de  trabalho menor quando se exerce atividade profissional em casa.

Em outra pesquisa descobriu-se que, de todos os eventos que podem manter as pessoas felizes envolvidos no trabalho, o mais importante é ter progresso.

Outro item se ​​enquadrou em nossas descobertas: - “Em geral, as pessoas gostam de trabalhar em casa, pois elas apreciam a capacidade de agendar suas vidas em torno de seu trabalho e não o contrário - e algumas podem até valorizar essa flexibilidade mais do que uma progressão dentro de uma carreira”.

Além disso, estar sozinho pode ajudar algumas pessoas a evitar frustrações e aborrecimentos da vida em um escritório.

Notoriamente, ao se trabalhar de forma dispersa, isto pode levar as pessoas a se sentirem mais confiantes e ter mais avanço, o que é um endosso muito poderoso.

Em mais um estudo realizado por pesquisadores da universidade de Stanford revelaram-se diferenças significativas entre os funcionários de um call center em uma empresa chinesa que foram aleatoriamente designados para trabalhar em casa durante nove meses e aqueles que não foram. Resultado: os que trabalharam em casa se tornaram mais produtivos.

Em outro estudo com mais de 700 formandos de MBA, descobriu-se que aqueles trabalhadores, cujas empresas tiveram contratos de trabalho flexíveis eram mais propensos a aspirar a cargos importantes em suas empresas .

É claro que há problemas com estas tendências.

Os participantes do estudo, como aqueles no estudo de call center chinês, tinham que fazer um trabalho de natureza eminentemente independente, repetitivo, com pouca necessidade de colaboração e pouco espaço para a criatividade.

Integrar funcionários em um escritório pode ser muito importante se o sucesso do negócio de uma empresa é em grande parte dependente da troca frequente de novas idéias entre os trabalhadores.

Em um relatório recente do instituto de pesquisa Gallup mostrou-se que os trabalhadores em casa são mais engajados do que os trabalhadores no local, mas enfatizou que o trabalho em casa é melhor com moderação.

Em outro relatório realizado pela Citrix (uma empresa da Flórida que projeta a tecnologia para que os funcionários trabalhem em Home Office), um quarto dos funcionários admitiu ter uma bebida alcoólica durante o trabalho em casa.

Em suma: a questão principal é que o Home Office tem sentido para algumas pessoas e outras não.

Embora nossa pesquisa e outros estudos sugerem que os colaboradores  se beneficiam das telecomunicações, segundo Maria Meyer os profissionais da Yahoo devem ainda atuar de forma criativa em suas participações no Yahoo! no cotidiano do escritório.

 

Texto com tradução livre de Sérgio Duarte por Teresa Amabile professora da Escola de Administração de Negócios da Harvard Business School.