O
Duplo fluxo da Comunicação e a nossa Eleição Presidencial
Os
efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa
“dependem
das forças sociais que predominam num determinado período”
(LAZARSFELD,
1940, p.330).
Num trabalho levado a
efeito durante a Segunda Guerra Mundial sobre a questão dos efeitos que obtinha
a propaganda aliada dirigida às tropas alemãs a quem pretendia convencer a
depor as armas, Shils e Janowitz (1948) salientavam que a eficácia dos Mass Media (a mídia de massa) só é suscetível de ser
analisada no contexto social em que atua.
E mais ainda do que do conteúdo
que difundem, a influência da Mídia depende
das características do sistema social. E isto ficou claro nas últimas eleições
para a presidência do Brasil , no ano passado.
Indo à diante, vemos
que a Teoria dos Efeitos Limitados (TEL) deixa de salientar a relação causal
direta entre propaganda de massas e manipulação da audiência para passar a
insistir num processo indireto de influência em que as dinâmicas sociais se intersectam
com os processos comunicativos, explica Mauro Wolf (1999).
Na realidade, as
pesquisas mais famosas e notáveis que se expuseram a TEL nem sequer se dedicaram a estudar
especificamente os Mass Media, mas fenômenos
mais amplos, como os processos de formação de opinião, no seio de determinadas
comunidades sociais.
A obra de Lazarfeld, The
People's Choice. How the Voter Makes up his Mind in a Presidential Campaign
– versa sobre como as pessoas fazem suas escolhas em eleições para presidência
nos Estados Unidos. E aqui, fica a relação entre o passado no período da
segunda guerra e as eleições no Brasil.
Neste trabalho, o sociólogo
investigou as escolhas dos eleitores do papel da posição socioeconômica, da
religião, do grupo etário e de outros fatores sociológicos na predisposição das
orientações de voto, como também a correlação entre o grau de interesse, de
motivação e de participação na campanha eleitoral.
Os resultados pelos
quais este trabalho ficou na história da Comunicação Social foi a “descoberta”
dos líderes de opinião e o fluxo de comunicação (LAZARSFELD; BERELSON; GAUDET,
1944, p. 49).
Os líderes de opinião representavam
(e representam) a parcela de opinião pública que procura influenciar o resto do
eleitorado e que demonstra uma capacidade de reação e de resposta mais atentas aos
acontecimentos de uma campanha presidencial, por exemplo.
Você se lembra de
algum líder de opinião nas Eleições de 2014?
Eles constituem, assim,
o setor da população - no que respeita à estratificação socioeconômica - mais
ativa na participação política e decisiva no processo de formação das atitudes
de voto. É o grupo primário no processo de decisão, conforme Lazarsfeld. Os
outros... Bem ... As pessoas sem acesso ou mal informadas são reconhecidas por: grupo intermediário.
Bem, qual grupo você esteve ou pertence?
Dentro desta dinâmica
global de formação das atitudes políticas relacionada com os fatores econômicos,
culturais, de motivação e intelectuais dos indivíduos examinados, o efeito global
da campanha presidencial na sua totalidade com os discursos, os acontecimentos,
os documentos escritos, as discussões, e todo o material de propaganda”
(Lazarsfeld ; Berelson ; Gaudet, 1944, p. 101) levam-nos em três direções.
A primeira é de um
efeito de ativação (que transforma as tendências latentes em comportamento de
voto efetivo): a segunda de um efeito de reforço (que preserva as decisões
tornadas, evitando mudanças de atitudes) e a terceira: por um efeito de conversão
(pelo fato de as pessoas mais expostas e atentas à campanha eleitoral serem
também as que já têm atitudes de voto bem estruturadas e consolidadas, ao passo
que as que estão mais indecisas e dispostas a mudar são também aquelas que
menos ‘consomem” a campanha eleitoral).
Isto aconteceu?
Isto aconteceu?
O efeito de conversão
gerado pela Mídia de Massa é em prática uma redefinição dos problemas [...] sobre
os quais as pessoas tinham refletido muito pouco ou aos quais tinham prestado
uma atenção limitada.
Adaptado por
Sérgio Duarte do livro
Teorias da Comunicação de Mauro Wolf
Nota:
Paul Lazarsfeld é
considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX e foi responsável
por grandes contribuições metodológicas e científicas no campo dos estudos de
opinião pública, marketing político e mídia de massa. Conhecido por suas duas
grandes obras The People's Choice (1944) e Voting (1954), explorou e analisou
como a comunicação de massa é capaz de influenciar o eleitor na decisão do voto.
Lazarsfeld inaugurou um novo paradigma ao formular a ideia de que a comunicação
de massa atua em um modelo de “dois níveis”.
Leia mais em
Wolf, Mauro. Teorie delle Comunicazioni di Massa. Trad. Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Editorial Presença, Lda. 5. Ed. , Lisboa, Setembro, 1999.
Leia mais em
Wolf, Mauro. Teorie delle Comunicazioni di Massa. Trad. Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Editorial Presença, Lda. 5. Ed. , Lisboa, Setembro, 1999.