segunda-feira, 9 de março de 2015

Dilma, o Duplo fluxo da Comunicação e a nossa Eleição Presidencial


O Duplo fluxo da Comunicação e a nossa Eleição Presidencial

Os efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa
“dependem das forças sociais que predominam num determinado período”
(LAZARSFELD, 1940, p.330).

Num trabalho levado a efeito durante a Segunda Guerra Mundial sobre a questão dos efeitos que obtinha a propaganda aliada dirigida às tropas alemãs a quem pretendia convencer a depor as armas, Shils e Janowitz (1948) salientavam que a eficácia dos Mass Media (a mídia de massa) só é suscetível de ser analisada no contexto social em que atua.

E mais ainda do que do conteúdo que difundem, a influência da Mídia depende das características do sistema social. E isto ficou claro nas últimas eleições para a presidência do Brasil , no ano passado.

Indo à diante, vemos que a Teoria dos Efeitos Limitados (TEL) deixa de salientar a relação causal direta entre propaganda de massas e manipulação da audiência para passar a insistir num processo indireto de influência em que as dinâmicas sociais se intersectam com os processos comunicativos, explica Mauro Wolf (1999).

Na realidade, as pesquisas mais famosas e notáveis que se expuseram  a TEL nem sequer se dedicaram a estudar especificamente os Mass Media, mas fenômenos mais amplos, como os processos de formação de opinião, no seio de determinadas comunidades sociais.

A obra de Lazarfeld, The People's Choice. How the Voter Makes up his Mind in a Presidential Campaign – versa sobre como as pessoas fazem suas escolhas em eleições para presidência nos Estados Unidos. E aqui, fica a relação entre o passado no período da segunda guerra e as eleições no Brasil.

Neste trabalho, o sociólogo investigou as escolhas dos eleitores do papel da posição socioeconômica, da religião, do grupo etário e de outros fatores sociológicos na predisposição das orientações de voto, como também a correlação entre o grau de interesse, de motivação e de participação na campanha eleitoral.

Os resultados pelos quais este trabalho ficou na história da Comunicação Social foi a “descoberta” dos líderes de opinião e o fluxo de comunicação (LAZARSFELD; BERELSON; GAUDET, 1944, p. 49).

Os líderes de opinião representavam (e representam) a parcela de opinião pública que procura influenciar o resto do eleitorado e que demonstra uma capacidade de reação e de resposta mais atentas aos acontecimentos de uma campanha presidencial, por exemplo. 
Você se lembra de algum líder de opinião nas Eleições de 2014?

Eles constituem, assim, o setor da população - no que respeita à estratificação socioeconômica - mais ativa na participação política e decisiva no processo de formação das atitudes de voto. É o grupo primário no processo de decisão, conforme Lazarsfeld. Os outros... Bem ... As pessoas sem acesso ou mal informadas são reconhecidas por: grupo intermediário. 

Bem, qual grupo você esteve ou pertence?   

Dentro desta dinâmica global de formação das atitudes políticas relacionada com os fatores econômicos, culturais, de motivação e intelectuais dos indivíduos examinados, o efeito global da campanha presidencial na sua totalidade com os discursos, os acontecimentos, os documentos escritos, as discussões, e todo o material de propaganda” (Lazarsfeld ; Berelson ; Gaudet, 1944, p. 101) levam-nos em três direções.

A primeira é de um efeito de ativação (que transforma as tendências latentes em comportamento de voto efetivo): a segunda de um efeito de reforço (que preserva as decisões tornadas, evitando mudanças de atitudes) e a terceira: por um efeito de conversão (pelo fato de as pessoas mais expostas e atentas à campanha eleitoral serem também as que já têm atitudes de voto bem estruturadas e consolidadas, ao passo que as que estão mais indecisas e dispostas a mudar são também aquelas que menos ‘consomem” a campanha eleitoral). 

Isto aconteceu?

O efeito de conversão gerado pela Mídia de Massa é em prática uma redefinição dos problemas [...] sobre os quais as pessoas tinham refletido muito pouco ou aos quais tinham prestado uma atenção limitada.
Adaptado por Sérgio Duarte do livro
 Teorias da Comunicação de Mauro Wolf


Nota:
Paul Lazarsfeld é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX e foi responsável por grandes contribuições metodológicas e científicas no campo dos estudos de opinião pública, marketing político e mídia de massa. Conhecido por suas duas grandes obras The People's Choice (1944) e Voting (1954), explorou e analisou como a comunicação de massa é capaz de influenciar o eleitor na decisão do voto. Lazarsfeld inaugurou um novo paradigma ao formular a ideia de que a comunicação de massa atua em um modelo de “dois níveis”.

Leia mais em  
Wolf, Mauro. Teorie delle Comunicazioni di Massa. Trad. Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Editorial Presença, Lda. 5. Ed. , Lisboa, Setembro, 1999.