Publicidade na Internet
tem retorno?
A
internet parece ter alcançado a maioridade e um de seus principais motivos é a
sua estruturação como mídia organizada e relevante para a veiculação de
publicidade. Este
artigo, de Roberto Guarnieri, também aponta os links patrocinados como o futuro
da publicidade on-line.
No
exterior, o fenômeno do avanço rápido de novas empresas, negócios e serviços na
internet tem sido chamado de web 2.0.
Será
uma segunda bolha digital, a exemplo daquela que no Brasil e no mundo estourou
em 2000, produzindo estragos desastrosos e jogando sombras sobre a internet
como mídia séria e relevante?
Certamente,
não. Se alguém duvidava que fosse possível fazer “big money” com serviços
on-line, veio o Google para nos desmentir a todos, com faturamento de US$ 6
bilhões.
Também
contrariando expectativas, a Amazon.com atravessou toda a crise de 2000 e está
aí, dando lucro e preparando-se para entrar em novos mercados, como o de
comercialização de música digital.
No
Brasil, o comércio eletrônico cresce ano a ano e alcançou, com vendas no
varejo, R$ 9,9 bilhões em 2005, valor 32% maior que o de 2004, segundo a Câmara
Brasileira de Comércio Eletrônico.
Além
disso, somos campeões mundiais em tempo de navegação.
A
maioridade da internet – Por isso é inegável que a internet no Brasil e no mundo
alcançou a maioridade.
Um
dos principais motivos, certamente, é a sua estruturação como mídia organizada
e relevante para a veiculação de publicidade.
As
tecnologias digitais hoje permitem a inserção até de filmes interativos, com
qualidade audiovisual igual à da tevê. Sites e portais estabeleceram
departamentos de mídia organizados. As formas de mensuração do retorno da
publicidade on-line são muito mais completas. É possível saber, em tempo real,
quanto tempo uma pessoa assistiu a um comercial e até de que forma.
E
quando anunciantes do porte do McDonald´s anunciam que investirão mais em
publicidade na internet do que na tevê é um sinal claro de que as coisas
mudaram.
Publicidade na internet funciona, tem alto retorno.
Links
patrocinados: o futuro da publicidade on-line – Mas, na minha opinião, o grande
“popularizador” da publicidade digital e da mídia internet serão os links
patrocinados. Se em 2005 eles ganharam respeito, em 2006 ganharão notoriedade.
O
mecanismo de associar informação com publicidade é algo extraordinário e muito
simples:
o próprio cliente cria o seu anúncio, define as palavras-chave que exibirão o
seu comercial. E só paga pelo clique. Os links patrocinados serão uma forma
didática de apresentação dos recursos da propaganda na internet.
Audiência
multicanal – O crescimento no Brasil da publicidade na internet será também uma
conta simples de aritmética.
Somos
20 milhões de brasileiros (15% da população) com acesso à internet comercial,
um público formado em sua maioria pelas classes A e B.
Por
isso é um grande contra-senso a internet atrair menos de 2% de toda a verba
publicitária.
Por
trás do crescimento numérico dos negócios, percebe-se a compreensão do fenômeno
da pulverização do público.
A
audiência na internet é multicanal, está em vários lugares. Toda a estrutura de
negócio deve acompanhar essa realidade, oferecendo um produto e discurso
específico para cada público. A compreensão da pulverização do público
movimenta e aperfeiçoa os negócios on-line.
O
avanço mais consistente da publicidade digital depende, contudo, da ampliação
desse público.
Desigual
em tantos setores, o Brasil está em dívida também na área digital. É uma
questão de justiça e de inteligência promover a inclusão.
Programas
como o “PC para Todos” são ainda tentativas tímidas. Precisamos de mais. Pois,
se tivermos grandes massas em rede, teremos grandes anunciantes em rede também.
Mas
a web 2.0 é uma via por onde guiaremos com segurança. Afinal, fizemos todos, em
2000, um curso de direção defensiva.
Roberto Guarnieri
é presidente e diretor de criação da
agência interativa A1.Brasil.