quinta-feira, 5 de março de 2015

Publicidade na Internet tem retorno?

Publicidade na Internet tem retorno?

A internet parece ter alcançado a maioridade e um de seus principais motivos é a sua estruturação como mídia organizada e relevante para a veiculação de publicidade. Este artigo, de Roberto Guarnieri, também aponta os links patrocinados como o futuro da publicidade on-line.

No exterior, o fenômeno do avanço rápido de novas empresas, negócios e serviços na internet tem sido chamado de web 2.0.

Será uma segunda bolha digital, a exemplo daquela que no Brasil e no mundo estourou em 2000, produzindo estragos desastrosos e jogando sombras sobre a internet como mídia séria e relevante?

Certamente, não. Se alguém duvidava que fosse possível fazer “big money” com serviços on-line, veio o Google para nos desmentir a todos, com faturamento de US$ 6 bilhões.

Também contrariando expectativas, a Amazon.com atravessou toda a crise de 2000 e está aí, dando lucro e preparando-se para entrar em novos mercados, como o de comercialização de música digital.

No Brasil, o comércio eletrônico cresce ano a ano e alcançou, com vendas no varejo, R$ 9,9 bilhões em 2005, valor 32% maior que o de 2004, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
Além disso, somos campeões mundiais em tempo de navegação.

A maioridade da internet – Por isso é inegável que a internet no Brasil e no mundo alcançou a maioridade.

Um dos principais motivos, certamente, é a sua estruturação como mídia organizada e relevante para a veiculação de publicidade.

As tecnologias digitais hoje permitem a inserção até de filmes interativos, com qualidade audiovisual igual à da tevê. Sites e portais estabeleceram departamentos de mídia organizados. As formas de mensuração do retorno da publicidade on-line são muito mais completas. É possível saber, em tempo real, quanto tempo uma pessoa assistiu a um comercial e até de que forma.

E quando anunciantes do porte do McDonald´s anunciam que investirão mais em publicidade na internet do que na tevê é um sinal claro de que as coisas mudaram. 

Publicidade na internet funciona, tem alto retorno.

Links patrocinados: o futuro da publicidade on-line – Mas, na minha opinião, o grande “popularizador” da publicidade digital e da mídia internet serão os links patrocinados. Se em 2005 eles ganharam respeito, em 2006 ganharão notoriedade.

O mecanismo de associar informação com publicidade é algo extraordinário e muito
simples: o próprio cliente cria o seu anúncio, define as palavras-chave que exibirão o seu comercial. E só paga pelo clique. Os links patrocinados serão uma forma didática de apresentação dos recursos da propaganda na internet.

Audiência multicanal – O crescimento no Brasil da publicidade na internet será também uma conta simples de aritmética.

Somos 20 milhões de brasileiros (15% da população) com acesso à internet comercial, um público formado em sua maioria pelas classes A e B.

Por isso é um grande contra-senso a internet atrair menos de 2% de toda a verba publicitária.

Por trás do crescimento numérico dos negócios, percebe-se a compreensão do fenômeno da pulverização do público.

A audiência na internet é multicanal, está em vários lugares. Toda a estrutura de negócio deve acompanhar essa realidade, oferecendo um produto e discurso específico para cada público. A compreensão da pulverização do público movimenta e aperfeiçoa os negócios on-line.

O avanço mais consistente da publicidade digital depende, contudo, da ampliação desse público.

Desigual em tantos setores, o Brasil está em dívida também na área digital. É uma questão de justiça e de inteligência promover a inclusão.

Programas como o “PC para Todos” são ainda tentativas tímidas. Precisamos de mais. Pois, se tivermos grandes massas em rede, teremos grandes anunciantes em rede também.

Mas a web 2.0 é uma via por onde guiaremos com segurança. Afinal, fizemos todos, em 2000, um curso de direção defensiva.

Roberto Guarnieri 
é presidente e diretor de criação da agência interativa A1.Brasil.